O apoio aos pacientes de baixa renda e seus acompanhantes é o principal objetivo da Associação das Voluntárias Amigas do Hospital Universitário Clemente de Faria (Avahu). E para ampliar e melhorar suas ações, a entidade promoveu na noite de sexta-feira, no automóvel clube de Montes Claros, o 8º Jantar Dançante Beneficente, cuja renda será revertida aos projetos da entidade.
A Avahu é integrada por 40 mulheres que, diariamente, desenvolvem diversas atividades para as pessoas carentes e acompanhantes internadas nas diversas clínicas do Hospital da Unimontes. O atendimento na unidade é integralmente gratuito, bancado pelo Sistema Único de Saúde (SUS). A iniciativa recebe o apoio e o incentivo da reitoria da Unimontes e da diretoria do HU.
- O trabalho da Associação das Voluntárias é de fundamental importância para o Hospital Universitário Clemente de Faria, que tem a humanização como fator diferencial, afirma o reitor da Unimontes, professor Paulo César Gonçalves de Almeida.
A presidente da Avahu, Maria da Soledade Oliveira Silva, a dona Dada, destaca que as pessoas que participarem do jantar dançante estarão contribuindo com a melhoria do atendimento aos usuários carentes do Hospital Universitário.
- Fazemos um trabalho realmente com muito amor e carinho e precisamos do apoio da comunidade, afirma.
Ela lembra que, com a renda de promoções anteriores, foi possível viabilizar a aquisição de televisores para as salas de espera, cadeiras de rodas e poltronas recicláveis para as acompanhantes. Também foi viabilizada a compra da tenda de eventos para a parte interna do hospital, que serve ao projeto terapia da beleza.
Além disso, ressalta a dona Dada, a renda do jantar beneficente é importante para as ações rotineiras das voluntárias, como o fornecimento diário de lanches para pacientes e acompanhantes – média de 120 pessoas por dia –, e a doação de kits de produtos e materiais de higiene (sandália, escova e pasta de dente, entre outros). Os ingredientes são doados por empresas da comunidade.
Há, também, o fornecimento de roupas para os bebês de mães carentes e a realização de pequenos eventos comemorativos em datas especiais: dia das mães, pais, crianças, páscoa e natal. Além disso, é oferecido o apoio aos pacientes que necessitam de viagens e de exames especializados, mas que ainda não são oferecidos pelo HU. (Fonte: Ascom Unimontes)