COVID-19

Volta às aulas com mais de 31 mil crianças sem vacina

Escolas da rede municipal iniciam ano letivo na segunda-feira e proteção só chegou a 26%

Da Redação*
Publicado em 19/02/2022 às 00:05.Atualizado em 19/02/2022 às 12:15.
MOTIVO - Leonardo, de 11 anos, convenceu a mãe, Maria Geralda Ferreira, a levá-lo para ser vacinado: o argumento do menino, que quer interagir com os colegas na volta às aulas, derrubou a desconfiança dela Volta às aulas com mais de 31 mil crianças sem vacina (márcia vieira)
MOTIVO - Leonardo, de 11 anos, convenceu a mãe, Maria Geralda Ferreira, a levá-lo para ser vacinado: o argumento do menino, que quer interagir com os colegas na volta às aulas, derrubou a desconfiança dela Volta às aulas com mais de 31 mil crianças sem vacina (márcia vieira)

Um mês após o início da aplicação de doses contra o coronavírus em crianças de 5 a 11 anos, mais de 31 mil meninos e meninas nessa faixa etária ainda não foram vacinados contra a Covid-19 em Montes Claros. O número é considerado muito alto e preocupa as autoridades de saúde, principalmente porque as aulas da rede municipal serão retomadas na segunda-feira (21).

São esperados 35 mil alunos de volta às escolas, o que pode aumentar o risco de contaminação desse grupo, principalmente de quem está sem a primeira dose de proteção.

Para tentar ampliar o número de crianças imunizadas, a Prefeitura de Montes Claros irá levar as equipes até as unidades de ensino. Em algumas, o serviço será oferecido até mesmo aos sábados, segundo a secretária Municipal de Saúde, Dulce Pimenta, em entrevista à TV local.

“Os pais vão receber um modelo de autorização para que assinem e enviem à escola, para que o filho seja vacinado na unidade”, afirma a secretária. A medida está sendo tomada para tentar acelerar a vacinação das crianças.

Até agora, Montes Claros conseguiu imunizar 11.519 pessoas de 5 a 11 anos, o que equivale a 26,7% das 43.136 cadastradas no sistema público de saúde.

O número baixo é reflexo, na avaliação de Dulce Pimenta, da desconfiança que muitos pais têm com relação à vacina provocada pelas fake news. “As notícias falsas têm deixado os pais inseguros, mas precisamos ampliar a vacinação desse público para ter mais segurança na volta às aulas”, explica a gestora.
 
DEVER DE CASA
Um pouco ressabiada com a vacinação, Maria Geralda Ferreira foi convencida pelo filho Leonardo, de 11 anos, sobre a necessidade de ser imunizado. Ela buscou o posto do Major Prates para que o menino pudesse tomar a dose contra a Covid.

“Na verdade, por mim, eu esperaria mais um pouco. Apesar de já ter tomado as duas doses, eu temo pela reação. Mas ele me pediu e fez questão de vacinar, por isso estamos aqui”, conta.

Questionada sobre qual o argumento do filho para fazê-la mudar de ideia, afirmou: “A volta às aulas. Ele me disse: ‘mãe, vou entrosar com os colegas, ter mais aproximação, eles vão estar vacinados e eu não’. Isso foi forte para mim”, afirma Geralda.

“É importante estarmos protegendo as crianças principalmente neste momento do retorno das aulas. Eles vão estar com crianças que, às vezes, nem são da mesma comunidade e, com isso, poderão estar mais susceptíveis à contaminação pela Covid”, destaca Dulce Pimenta. 
 
PONTOS DE VACINAÇÃO
A partir de segunda-feira, o posto de vacinação infantil montado na Praça de Esportes será desativado. No entanto, a dose pediátrica contra a Covid será oferecida em todos os postos de saúde da cidade e ainda nas escolas.

Sobre o cronograma dessa ação nas unidades de ensino, a assessoria de comunicação da prefeitura informou que está em fase de estudo e, a partir de um levantamento, poderão quantificar os pais que irão permitir a imunização.

*Com Márcia Vieira


 

Compartilhar
Logotipo O NorteLogotipo O Norte
E-MAIL:jornalismo@onorte.net
ENDEREÇO:Rua Justino CâmaraCentro - Montes Claros - MGCEP: 39400-010
O Norte© Copyright 2025Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por