Alunos das redes estadual, municipal e privada retornaram as aulas nesta segunda-feira (6). Em todo o Estado, a segunda-feira marcou a chegada ou o retorno de 1,7 milhão de estudantes às salas de aulas.
Na rede municipal, cerca de 30 mil alunos tiveram o primeiro dia de aula em 100 escolas. Todos da Educação Infantil e do Ensino Fundamental estão recebendo kits completos de material escolar.
De acordo com a superintendente Regional de Ensino, Levimar Tupinambá, são 220 escolas estaduais sob a jurisdição da SRE , que inclui Montes Claros e mais 30 municípios da região.
“Foi aberto o ano escolar, fizemos acolhimento, foi muito tranquilo. As escolas foram reformadas, pintadas e todas elas foram equipadas para o retorno”, disse a superintendente, pontuando que todos os diretores puderam requisitar o que era de interesse da escola.
“Computadores, TVs, sofás, quadros com pincel e o quadro de vidro que alguns solicitaram, carteiras e para além disso, o governo enviou carteiras novas e aquelas escolas que tiveram algum sinistro, como por exemplo, muro ou telhado derrubado com a chuva, receberam verba para o conserto”, afirmou.
Ainda de acordo com a superintendente, a expectativa agora é para o mapa bimestral, que sai dia 14.
“É um instrumento pedagógico que vai ajudar os professores a montar seu plano de aula bimestral . No final de março teremos o diagnóstico para elaborar o reforço escolar destinado aqueles que estiverem com essa necessidade, em razão da Pandemia”, explicou.
A superintendência não confirmou o número de alunos, já que as inscrições estão abertas até a próxima sexta-feira, 10.
Entretanto, na primeira semana de abertura do Sistema Único de Cadastro para Encaminhamento de Matrícula (Sucem), foram contabilizados 32 mil alunos.