Homenagear os entes queridos com flores. Este é um ato tradicional no feriado do dia de finados. Faltando poucas horas para esta data, alguns comerciantes já se preparam para aumentar o estoque variado em cores, modelos e preços de coroas e arranjos. O dia de finados é a segunda melhor data no comércio, só perdendo para o dia das mães.
Símbolo da reverência aos mortos e aos vivos, a rosa é uma
das espécimes mais vendidas nas floriculturas
(foto: WILSON MEDEIROS)
De acordo com Salvador Rametta Neto, proprietário de uma floricultura localizada na Vila Guilhermina, neste período, as vendas aumentam entre 15 e 20%. Revela que o crisântemo é a flor mais procurada, seguida da Palma de Santa Rita. Lembra que este percentual de acréscimo é semelhante ao do ano passado, onde as vendas foram satisfatórias.
CONTRATAÇÃO
Segundo Lidiane Alves de Oliveira, funcionária de uma floricultura na Avenida Afonso Pena, em Montes Claros, no período que antecede o dia de finados é também comum a contratação temporária de funcionários, tendo em vista o movimento forte. Ela afirma que, só nesta semana, recebeu dois caminhões de flores com o objetivo de reforçar seu estoque. Lidiane conta que os preços variam de 8 a 20 reais.
De acordo com a estudante Carla Gomes Santos, esta data é importante para todos e, indiferente, do preço que se paga por um vaso de flor, o valor se torna insignificante diante da importância de homenagear os mortos. (SN)
