Anny Muriel
Repórter
Os 40°graus que tem feito todos os dias em Montes Claros deixam a população cada vez mais alerta. Vale tudo para se proteger do sol intenso e dos efeitos dos raios ultravioleta. Os acessórios são vários, óculos, bonés, chapéus, sombrinhas e, claro, o item principal, o protetor solar.
Há quem diga que não sai até a varanda de casa sem o protetor solar.
- Minha pele já é muito clara e castigada pelo sol, apesar do uso contínuo do protetor com fator 50. Quando exposta ao sol sem o devido uso, fica avermelhada, por ser muito sensível - afirma a aposentada Romana Ferreira Silva.
A gerente da drogaria Minas Brasil Eni Sena afirma que as vendas de protetores solares subiram em torno de 50% nos últimos meses.
- Acredito que hoje o ser humano está consciente dos males causados pelo sol quando ficam expostos sem nenhuma proteção - disse.
Segundo a gerente, a demanda está grande e os protetores de algumas linhas já estão em falta no mercado. Os estoques estão praticamente esgotados.
- Inclusive, vamos inovar nossos estoques com sombrinhas que protejam contra os raios UVA e UVB, além de chapéus e bonés com filtros solares, o que garante uma maior proteção para o consumidor - afirma.
Mas, ainda existem pessoas que não têm o hábito de usar o protetor solar diariamente, como é o caso da estudante Daniele Simões, de 16 anos.
- Na verdade, só me lembro de ter usado protetor solar quando fui à praia. Mas, para ir à escola, por exemplo, não tenho o costume de usar. Apesar de saber dos perigos, como o câncer de pele - disse.
DIFERENÇA ENTRE PROTETOR E BLOQUEADOR
O protetor solar tem a função de diminuir os efeitos dos raios UVA e UVB. Já o bloqueador é um produto com substâncias capazes de refletir (filtro físico), além de reagir com a radiação solar (filtro químico), impedindo que os raios UVA e UVB penetrem na pele.
Segundo a dermatologista Elizabeth Mendonça, o uso do filtro solar é de suma importância e, com as altas temperaturas que tem feito, não dá para viver sem filtro solar, além dos bonés, chapéus e blusas de manga comprida, indispensáveis, por exemplo, para o trabalho dos mototaxistas, que ficam expostos o dia inteiro ao sol.