Os centros de saúde ainda têm estoque de vacina para imunizar contra a poliomielite e a rubéola, dois alvos da campanha de vacinação cujo dia de referência foi o sábado, 09. Contra a rubéola devem ser vacinados homens e mulheres até 39 anos. As crianças menores de 5 anos estão sendo vacinadas contra paralisia. Adolescentes de 12 a 20 anos recebem a Tríplice Viral (sarampo, caxumba e rubéola) e adultos até 39 anos estão sendo imunizados com a Dupla Viral (sarampo e rubéola).
CAMPANHA
A vacina Sabin, contra a poliomielite, está sendo aplicada em todas as crianças, independentemente da situação vacinal. Em 1989 foi notificado o último caso de poliomielite no Brasil, em Souza, na Paraíba. Em 1994 o Brasil recebeu o certificado internacional de erradicação da poliomielite.
Para manter o índice zero no Município é necessário que todos procurem os postos no período da campanha, que segue até o dia 12 de setembro, na maior campanha mundial para erradicação da rubéola. A estratégia do Ministério da Saúde é interromper a circulação do vírus e alcançar a meta de eliminação da rubéola até 2010.
DOENÇA
Os sintomas da rubéola começam com febre, dor no corpo e nas juntas. Do quinto ao sétimo dia aparecem erupções avermelhadas na face, que se espalham por todo o corpo. Dos primeiros sintomas até o aparecimento das manchas a doença dura, em média, 21 dias. (Da Secom Moc)