Logotipo O Norte
Domingo,22 de Junho

Vacinação contra gripe se aproxima da meta estabelecida

Jornal O Norte
Publicado em 22/05/2009 às 11:52.Atualizado em 15/11/2021 às 06:59.

A campanha de vacinação de idosos contra a influenza continua até o dia 29 de maio. Minas atingiu 78% de cobertura e está próxima da meta de vacinar 80% da população com 60 anos ou mais. No total já foram vacinados mais de 1,7 milhões de pessoas.



Mais da metade dos municípios mineiros, cerca de 523 dos 853, já alcançaram a meta estabelecida.



Os municípios pertencentes à Gerência Regional de Saúde (GRS) de Montes Claros, por exemplo, já imunizaram mais de 84% da população, o que corresponde a mais de 90 mil pessoas. Também atingiram a meta as GRS de Diamantina, Patos de Minas, Itabira, Pouso Alegre, Uberlândia, Divinópolis, Ubá, São João Del-Rei, Passos, Manhumirim, Unaí, Leopoldina, Pirapora e Januária. 



PROTEGIDOS



Segundo Tânia Brant, coordenadora estadual de Imunização, ainda faltam aproximadamente 475 mil idosos para vacinar.



- A campanha é realizada anualmente, sempre no outono, para que os vacinados estejam protegidos no inverno, período de maior circulação do vírus da gripe. Para garantir a diminuição dessa circulação é necessário que 80% dos idosos se imunizem - comenta.



O subsecretário de Vigilância em Saúde, Luiz Felipe Caram, também lembra que a vacinação dos idosos é muito importante para garantir uma vida mais saudável a esta população. Segundo Caram, a vacinação diminui a incidência de internações por complicações ligadas à gripe como pneumonia e doenças pulmonares crônicas em até 30%.



- Em 1999, cerca de 3,2 mil pessoas em cada 100 mil foram internadas por estas complicações. Em 2008 este número caiu para 2 mil. Os números reforçam a importância da vacinação para a prevenção de agravos que interferem no bem-estar e na qualidade de vida dos idosos. Temos que mobilizar a todos para tomar a vacina e passar um inverno com mais segurança - ressalta.



META



A Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG) iniciou as ações para vacinação contra gripe em 26 de abril. Inicialmente o prazo seria até o dia 8 de maio, mas por determinação do Ministério da Saúde (MS) foi estendido por mais uma semana. Tudo isso para permitir que mais pessoas pudessem ser imunizadas.



Para alcançar a cobertura proposta foram disponibilizadas 2,4 milhões de doses da vacina contra a gripe (Influenza). Assim, aqueles que ainda não vacinaram e estão interessados em se proteger contra a gripe e suas complicações, podem procurar um dos 5 mil postos que estão disponíveis no Estado. (Com informações Ascom GRS)

Compartilhar
E-MAIL:jornalismo@onorte.net
ENDEREÇO:Rua Justino CâmaraCentro - Montes Claros - MGCEP: 39400-010
O Norte© Copyright 2025Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por