Usuários reclamam do transporte coletivo urbano da cidade

Jornal O Norte
Publicado em 13/02/2009 às 09:20.Atualizado em 15/11/2021 às 06:51.

Samuel Nunes


Repórter



E os problemas relacionados ao transporte coletivo urbano na cidade continuam. Atrasos nos horários, lotações acima da capacidade e do limite permitido que é, em alguns carros, de até 30 passageiros sentados, desrespeito de alguns motoristas e cobradores para com pessoas portadoras de algum tipo de deficiência e idosos.



- Não tem condições. Alguma coisa de concreto tem que ser feita imediatamente. Para que serviu a tal licitação se os problemas continuam os mesmos com as duas empresas que operam o serviço na cidade? - questiona a dona de casa Terezinha Ferreira Silva, moradora do bairro Cintra.



Ela afirma que inúmeros problemas vêm acontecendo nas lotações 131 e 71, que faz a linha dentro do bairro. De acordo com ela, alguns motoristas não param ao usuário sinalizar, e ainda tem o problema das duas lotações passarem nos pontos praticamente nos mesmos horários.






LOTADA      



Moradores do bairro Delfino Magalhães e Jardim Palmeiras que utilizam a linha 41, Alto da Boa Vista – Rodoviária, reclamam o fato dos lotações estarem sempre lotados de passageiros. De acordo com o usuário, Flávio Augusto Ribeiro, estudante, pegar este lotação às 6h30 é considerado uma aventura, ou um desafio para alguns.



- É impressionante. A linha 41 é a pior de todas. Os lotações estão sempre cheios, a empresa responsável por operar a linha ou a Transmontes (empresa municipal de transporte e trânsito de Montes Claros) tem que tomar providências o quanto antes, pois do jeito que está não dá para continuar mais - desabafa.



Problema semelhante acontece no lotação que faz as linhas 72 e 92, Maracanã – Renascença onde os moradores também cobram por parte das autoridades competentes solução para o mesmo.



- O problema é quase que diário, atrasos e superlotação - afirma Carlos Eugênio Lopes, morador do bairro Ciro dos Anjos.






TRANSMONTES



De acordo com o presidente da Transmontes, coronel Orlando Valter Andrade Camargo, as reclamações quanto ao transporte coletivo urbano têm que chegar até a entidade, feita pessoalmente ou pelo telefone 3229-4251. Explica que a Transmontes tem um canal direto com a população e que há um compromisso assumido através de contrato entre as empresas e a Transmontes quanto à qualidade do serviço oferecido.



O Coronel Orlando revela que estará destinando fiscais para as linhas onde os problemas são objetos de reclamações por parte do usuário, onde será feito um relatório para que providências possam ser tomadas.






BILHETAGEM



Indagado quanto à bilhetagem eletrônica no transporte coletivo urbano, o presidente da Transmontes frisa que esta é uma medida moderna e que visa facilitar, por exemplo, o problema do troco, além de propiciar agilidade ao passar na roleta. Afirma que mediante a bilhetagem eletrônica é possível através de uma central de informações ter conhecimento do fluxo de passageiros e o faturamento das empresas.



O coronel salienta ainda que a Transmontes já está trabalhando para a implantação da linha bairro a bairro.



- A medida permitirá desafogar o tráfego, oferecendo um atendimento à altura da população. Vou dá um exemplo: se o usuário pega o lotação em um determinado bairro, ele pode descer no centro e pegar para outro bairro. Brevemente este serviço será oferecido ao usuário - conclui Orlando Valter Andrade Camargo.

Compartilhar
Logotipo O NorteLogotipo O Norte
E-MAIL:jornalismo@onorte.net
ENDEREÇO:Rua Justino CâmaraCentro - Montes Claros - MGCEP: 39400-010
O Norte© Copyright 2025Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por