A Unimontes – Universidade estadual de Montes Claros vai atuar na capacitação de conselheiros municipais de assistência social e de agentes do controle social do programa Bolsa Família em cinco estados brasileiros: Alagoas, Bahia, Espírito Santo, Paraíba e Sergipe. A instituição foi selecionada através de concorrência em edital do Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS), referente ao projeto de capacitação de agentes públicos municipais de controle social da política de assistência social e do programa Bolsa Família (PBF).
O projeto abrange todos os municípios brasileiros, divididos em seis lotes no edital de concorrência do MDS. A Unimontes foi vencedora do lote 3 e será responsável pelo treinamento de 3.380 pessoas de 895 municípios do Espírito Santo e dos quatro estados nordestinos (Alagoas, Bahia, Paraíba e Sergipe), divididas em 57 turmas. As atividades serão iniciadas em janeiro próximo, sob a coordenação da pró-reitoria de extensão, com a participação de professores do curso de Serviço Social, vinculado ao Centro de Ciências Sociais Aplicadas (CCSA).
Na concorrência, a instituição mineira superou várias universidades brasileiras de renome, como a Universidade de São Paulo (USP).
- Ao ser escolhida numa concorrência do governo federal para a capacitação de agentes do controle social do programa Bolsa Família, a Unimontes, mais uma vez, demonstra a sua competência, ganhando reconhecimento em nível nacional – avalia o reitor, professor Paulo César Gonçalves de Almeida.
- No processo de escolha, entre outros aspectos, foram levadas em conta as declarações de competência técnica obtidas pela Universidade estadual de Montes Claros pela sua atuação em projetos desenvolvidos por diversos ministérios e outros públicos federais e estaduais – destaca a pró-reitora de extensão, professora Marina Queiroz.
- Mas, neste caso, o que mais contribuiu foi o fato de a Unimontes contar com um curso de Serviço Social que tem um corpo docente qualificado – observou a pró-reitora. (Fonte: Ascom Unimontes)