Estudo começou ontem e vai até a próxima sexta-feira,
para dar novo direcionamento ao setor (foto: Wilson Medeiros)
Iran Ferreira
Repórter
onorte@onorte.net
Atrasos, sujeira, ônibus insuficientes. Estas são algumas das reclamações dos usuários do transporte coletivo. Para tentar solucionar esses problemas, a Transmontes – Empresa municipal de transportes de Montes Claros iniciou ontem, terça-feira, pesquisa com o objetivo de dar novo direcionamento à rede de transporte coletivo da cidade.
A estudante Simone Santos, 20 anos, sai de casa por volta das seis e meia da manhã, todos dos dias. Segundo ela, o que mais incomoda é o atraso dos lotações:
- Constantemente chego atrasada na escola, por causa de atraso dos ônibus. Fora isso tem a sujeira fora e dentro do carro.
Já a dona de casa Márcia Cardoso diz que dificilmente sai de casa, mas o dia que resolve, o ônibus quebra ou atrasa.
- Não tenho costume de vir ao centro da cidade. Só veio quando tenho que fazer compras ou algum serviço em especial. Mas sou tão sem sorte, que justamente no dia que resolvo vir, o ônibus quebra ou atrasa e, com isso acabo chegando mais tarde que do eu previa.
Para a ajudante de serviços gerais Maria Célia Alves, o problema mais grave de toda essa situação é o atraso dos ônibus.
- Muitas vezes fico quase uma hora no ponto à espera do ônibus, que demora um século para vir. Uma solução que melhoria o serviço era a colocação de mais linhas de ônibus, conta a ajudante de serviços gerais.
A PESQUISA
A pesquisa está sendo realizada pelo instituto de mobilidade sustentável Rua Viva de Belo Horizonte. De acordo com a gerente de transporte público da Transmontes Ana Luisa Pires, o estudo vai ser dividido em duas etapas.
- A primeira parte é uma pesquisa de origem destino. Nela, vamos saber o desejo de embarcação do usuário. A segunda é de opinião. Nesta parte, vai ser verificado o que o usuário pensa sobre a qualidade e a segurança do serviço, explica Ana Luisa.
40 acadêmicos dos cursos de geografia e ciências sociais da Unimontes – Universidade estadual de Montes Claros foram contratados para fazerem o levantamento. A pesquisa será realizada até sexta feira. Segundo Ana Luisa, o resultado será divulgado no prazo de quatro meses.
- Depois que terminar a pesquisa, a empresa vai fazer um diagnóstico do que foi relatado pelos usuários e, só depois encaminhar para a Transmontes, disse a gerente.
Sobre as reclamações dos usuários, a gerente informou que para não atrapalhar o levantamento, a Transmontes não pode mexer nem nos itinerário e nem nos horários dos ônibus.
- Qualquer mudança pode interferir no resultado da pesquisa. Agora sobre a limpeza dos lotações, os usuários podem fazer uma reclamação por escrito e entregar na Transmontes. De posse dela, nós vamos encaminhar as empresas para que elas tomem as devidas providências, finaliza Ana Luísa Pires.