Samuel Nunes
Repórter
Depois de uma reunião em Belo Horizonte, na quarta-feira, 25, representantes do Sindicato dos trabalhadores da Copasa aprovaram por unanimidade uma greve de alerta para a próxima segunda-feira.
(foto: DIVULGAÇÃO)
A principal reivindicação da categoria é o reajuste salarial de 5,9%, paralisação não afetará abastecimento de água e coleta de esgoto
Segundo Rogério Matos, diretor de comunicação do Sindicato que representa a categoria - Sindiágua-MG, eles estão há 80 dias em negociação, no entanto, até o momento a direção da empresa mantém uma posição inflexível de não garantir a data base para negociação salarial.
Afirma que a principal reivindicação da categoria é o reajuste salarial de 5,9%. Rogério salienta ainda que o sindicato está tomando as providências para garantir a legalidade da greve. Revela que o número de trabalhadores na empresa atualmente é de 11.300 e mais de 3 mil aposentados.
NOTIFICAÇÃO
Frisa que a Copasa já foi notificada no sentido de estabelecer uma proposta, contudo nenhuma medida pela empresa ainda foi adotada. Ainda de acordo com Rogério Matos os trabalhadores da Copasa aderem a greve para garantir a data base da categoria, mas o abastecimento de água e a coleta de esgoto não ficarão comprometidos.
Segundo ele, a Copasa é a 1° empresa do país em termos de saneamento básico e tem também o maior reajuste tarifário, portanto, não considera a proposta do sindicato junto à empresa algo estratosférico.
Explica ainda que a data base da categoria é 1° de maio, no entanto, através de protesto judicial foi estendido o prazo para o dia 30 de junho, prazo este que já está prestes a vencer. – A empresa se mostra intransigente e o que conquistamos nas claúsulas há mais de 30 anos como, por exemplo, plano de saúde, questão salarial, ticket, cesta básica e adicional de férias não fica garantido sem a data-base. Falta à Copasa, portanto, uma proposta oficial para a categoria- finaliza.
O NORTE tentou contato com representantes da empresa para falar sobre o assunto, mas até o fechamento desta edição não obteve êxito.