Logotipo O Norte
Quinta-Feira,30 de Outubro
Setembro dourado

Tempo de se conscientizar sobre câncer

Campanha nacional traz conscientização sobre o câncer infanto-juvenil.

Leonardo Queiroz
leonardoqueiroz.onorte@gmail.com
Publicado em 03/09/2025 às 06:54.

O Setembro Dourado está sendo promovido em Montes Claros, pela Fundação Sara. A campanha nacional é dedicada à conscientização sobre o câncer infanto-juvenil. A mobilização começou com uma ação no Parque Municipal Milton Prates, ainda na última semana de agosto. 

Assim como o Outubro Rosa e o Novembro Azul, o Setembro Dourado busca chamar a atenção para um tema de grande impacto social: o câncer em crianças e adolescentes. A programação do evento foi planejada para envolver toda a família, oferecendo atividades recreativas para as crianças, e serviços de saúde para os adultos. Também foram distribuídos materiais informativos sobre os principais sinais e sintomas da doença.

“O objetivo foiunir lazer e conscientização, reforçando que informação e atenção aos sintomas podem salvar vidas”, explica Silvana Soares, superintendente executiva da Fundação Sara.

Segundo o Instituto Nacional do Câncer (INCA), quando diagnosticado precocemente e tratado em centros especializados, o câncer infantojuvenil pode alcançar mais de 80% de chances de cura. Ainda assim, a doença é a principal causa de morte por enfermidade entre crianças e adolescentes de 1 a 19 anos no Brasil, o que torna campanhas como o Setembro Dourado essenciais para mudar essa realidade.

A hematologista da Fundação Sara, Dra. Juliana Cerqueira, destaca a importância de atenção aos sinais persistentes.“Febre sem causa aparente, manchas roxas pelo corpo, caroços que não desaparecem, dores de cabeça frequentes, dores ósseas ou aumento do abdome não devem ser ignorados. Esses sintomas podem estar ligados a situações comuns da infância, mas também podem indicar algo mais grave. O atendimento médico rápido é determinante para o diagnóstico precoce e para aumentar as chances de cura”, alerta.

O câncer infantojuvenil tem características diferentes do câncer em adultos, geralmente não está associado a fatores ambientais, tende a crescer rapidamente e responde bem à quimioterapia. Entre os tipos mais comuns estão leucemias, tumores do sistema nervoso central, linfomas e tumores sólidos, como neuroblastoma e tumor de Wilms.

Além da importância médica, a campanha também representa acolhimento e esperança para famílias em tratamento. Débora Aguiar, psicóloga da Fundação Sara, afirma que o Setembro Dourado “é um momento de dar visibilidade às histórias de superação e fortalecer a rede de apoio, mostrando que a luta contra o câncer infantil é coletiva”.

Entre essas histórias está a de Mariana de Souza, de 10 anos, assistida pela instituição. Sua mãe, Gildete Rodrigues, relembra o impacto do diagnóstico precoce: “Tudo aconteceu muito rápido. Ela começou com dores de cabeça e manchas roxas, logo veio o diagnóstico de leucemia mieloide aguda. Foram meses difíceis, quimioterapias intensas e internações, mas hoje ela está na fase de manutenção do tratamento. Ver sua força e saber que a detecção precoce foi decisiva nos enche de gratidão e esperança”.

Além da abertura, outras iniciativas estão programadas para setembro em Montes Claros, como a distribuição de balões dourados, no dia 6, e o Prato Solidário, no qual restaurantes parceiros destinarão 15% do valor de um prato específico à Fundação Sara. A lista completa dos participantes está disponível no perfil oficial da instituição no Instagram (@fundacaosara).

Compartilhar
E-MAIL:jornalismo@onorte.net
ENDEREÇO:Rua Justino CâmaraCentro - Montes Claros - MGCEP: 39400-010
O Norte© Copyright 2025Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por