Samuel Nunes
Repórter
samuelnunes@onorte.net
O coordenador do Hemominas, Marcelo Guimarães Pereira, afirma que o estoque de sangue é regular, o que permite a esta entidade continuar desenvolvendo o seu trabalho nas 25 cidades da região. Ele explica que tradicionalmente, nos meses de junho e julho, onde é considerável o número de festas típicas, acontece uma diminuição no número de doadores, sendo necessário que ocorra o apoio da imprensa, empresas, escolas e a comunidade em geral no sentido de que mais pessoas possam doar sangue.
O início do frio começa a afastar os doadores do Hemominas. Além disso, a movimentação de festas populares, campeonatos esportivos, religiosos e festividades rurais, podem interferir no fluxo de comparecimento (foto: Wilson Medeiros)
- Um outro problema é o frio. Com ele, muitas pessoas contraem gripe e a famosa virose e isto acaba influenciando no nosso estoque de sangue – lembra Marcelo Guimarães Pereira, argumentando que o Hemominas tem capacidade para receber de 100 a 120 pessoas diariamente. Ele ressalta que o sangue coletado ajuda nas 30 agencias transfunsionais espalhadas pelo Norte de Minas.
DOAÇÃO
As dicas fornecidas pela responsável do serviço de captação é que, para doar, a pessoa deve ter acima de 18 anos, apresentar boa saúde e pesar acima de 50 Kg, bem como apresentar documento com fotografia. Explica que estas são as regras estabelecidas pelo Hemominas e que em nenhuma hipótese a doação de sangue pode ser feita em jejum.
- Após a realização de cadastro, o doador será submetido a uma triagem de exames, com o médico. O médico estará analisando se o doador estar apto ou não para realizar a doação. Logo após a avaliação, o paciente é submetido a um teste de anemia, e também a checagem de temperatura – diz Marcelo Guimarães.
O doador passa ainda por uma entrevista de triagem clínica, na qual podem ser detectadas algumas condições adicionais que possam impedir sua doação. Após cada doação, serão realizados os seguintes exames em seu sangue: Tipagem sangüínea ABO e Rh; Pesquisa de anticorpos eritrocitários irregulares; Teste de Coombs Direto; Fenotipagem do Sistema Rh Hr( D,C,E.c,e) , Fenotipagem de outros sistemas; Testes sorológicos para: Hepatite B, Hepatite C, Doença de Chagas, Sífilis, HIV (AIDS), HTLV I/II.
Quem desejar fazer suas doações, poderá estar agendando através do telefone (38) 3212-6777 ou se dirigindo à Rua Urbino Viana, 640, em Montes Claros.
