Samuel Nunes
Repórter
samuelnunes@onorte.net
O presidente do Sindicato dos empregados no comércio de Montes Claros, Osanan Gonçalves afirma que a categoria iniciou ontem a campanha salarial.
Ele explica que o objetivo da campanha é elaborar e aprovar a pauta de reivindicações da categoria para o ano de 2007.
- A data base dos comerciários é no mês de maio, entretanto, a diretoria entende ser necessário dar início à campanha salarial, tendo em vista as dificuldades nas negociações com a classe patronal.
Osanan Gonçalves diz que no ano do cinqüentenário da entidade, a data torna-se especial para a categoria que tem contribuído de maneira significativa para o progresso e desenvolvimento da cidade.
SALÁRIO
Osanan Gonçalves salienta que a maior busca da diretoria atualmente é elevar o piso salarial da categoria. O objetivo é de conquistar um piso mínimo de R$ 500 e também ampliar as conquista da Convenção coletiva da categoria.
De acordo com o dirigente, a assembléia vai discutir as melhores condições de trabalho para a categoria e um salário mais justo. Ele diz que muitas conquistas ainda podem vir com a presença e participação da categoria nas assembléias.
- Se fomos fundamentais para que as lojas e os demais estabelecimentos existissem, é sinal que devemos ser também fundamentais na hora de receber salários e benefícios pelo nosso trabalho. Vamos nos lembrar disso sempre que acontecer alguma injustiça, alguma perseguição. Vamos continuar lutando pelos nossos direitos.
CONQUISTAS
Osanan Gonçalves declara que as conquistas da categoria nem sempre foram fáceis. Como exemplo, ele cita o período de ditadura militar, quando houve maior repressão política exercida sobre os sindicalistas e sobre a sociedade de modo geral.
- Neste período não se podia contar com avanços muito significativos com relação aos direitos dos trabalhadores. Passado o período, e definido o mês de maio de cada ano como data de negociação dos direitos dos trabalhadores, iniciou-se um período de conquistas de direitos, tais como piso salarial da categoria superior ao salário mínimo, pagamento de horas extras com percentual acima do definido em CLT, estabilidade de gestante após retorno de licença maternidade, pagamento de quebra de caixa e muitos outros, garantidos através da Convenção coletiva de trabalho da categoria.
APELO
O presidente do Sindicato dos empregados do comércio de Montes Claros afirma ainda ser importante a adesão de mais associados, pois quem é sindicalizado tem vários benefícios como, por exemplo, plano odontológico e médico.
