O Hospital Universitário Clemente de Faria, da Universidade Estadual de Montes Claros, está entre as instituições beneficiadas com o programa da Brinquedoteca Móvel, de iniciativa do Governo de Minas, através do Serviço Voluntário de Assistência Social (Servas), em parceria com empresas privadas. O programa foi lançado oficialmente no último dia 17, pelo governador Aécio Neves e pela presidente do Servas, Andrea Neves. Doze hospitais do Norte de Minas estão sendo agraciados com a brinquedoteca, sendo três de Montes Claros.
O professor Paulo César de Almeida considera a brinquedoteca como um instrumento de suma importância aos projetos de humanização na assistência hospitalar.
- Devemos enaltecer o trabalho da Servas, em especial o de sua presidente, Andréa Neves da Cunha, que sempre se mostrou sensível e solidária à ampliação das causas sociais em Minas, completou o reitor.
Para ele, a brinquedoteca móvel vai mudar a realidade do trabalho pedagógico não somente no Hospital da Unimontes, mas, também, em muitos outros municípios de Minas que buscam a excelência na humanização do atendimento às crianças e jovens.
Por sua vez, a coordenadora Maria Emilia Silva Elias ressaltou que, nesta primeira etapa, estão sendo beneficiadas 120 unidades de saúde em Minas e a meta é ampliar esse número.
- O aspecto lúdico ajuda no bom andamento do tratamento de crianças e adolescentes.
A unidade móvel da brinquedoteca do HU, que adquirida em parceria da Servas com a Trip Linhas Aéreas, será repassada à Escola Hospitalar Ciranda da Vida, que funciona na área interna do hospital há cinco anos no atendimento educacional aos pacientes em idade escolar. São 23 leitos com cinco pedagogas durante os três turnos.
As brinquedotecas móveis foram desenvolvidas por uma equipe técnica, sendo sua criação é registrada pelo Servas. As unidades são compostas por dois módulos articulados e sobrepostos, divididos em compartimentos contendo 96 itens como brinquedos, livros, lápis, jogos e DVDs. Possui, ainda, bandejas para que a criança no leito possa ter apoio para brincar. O módulo é equipado também com aparelhos de TV, DVD e de MP4. Há quatro modelos ilustrados com símbolos da fauna brasileira: onça, tartaruga, lobo-guará e mico-leão dourado. (Fonte: Agência Minas)