(foto: divulgação)
Samuel Nunes
Repórter
samuelnunes@onorte.net
Trabalho voluntário e preservação do meio ambiente. São estes ingredientes básicos trabalhados incessantemente pela ONG - Organização não governamental Vida Verde na cidade de Montes Claros nos últimos três anos. Os trabalhos de preservação são realizados mais especificamente na região oeste da cidade, em uma área onde predominam árvores nobres como pau preto, angico e outras espécies típicas do cerrado.
O fundador e diretor executivo da instituição, Soter Magno diz que a ONG já plantou mais de 3.500 mudas de plantas na Serra do Mel ou da Sapucaia e outras 600 também de árvores nativas em parte do parque Guimarães Rosa.
Soter Magno conta que a entidade realiza reuniões todo mês, na sede do Centro de educação ambiental João Sálvio Carmo - a entidade leva este nome em homenagem ao pai de Soter Magno que tem prazer e orgulho em dizer que é ambientalista de coração.
– O nome Vida Verde é uma maneira de incentivar de maneira mais contundente a importância de se preservar o verde na nossa região - diz Soter Magno.
ATIVIDADES
Ele conta que os trabalhos da ONG começaram em 2002, quando juntamente com o seu filho Magno Mayrink decidiu criar a ONG que não tem fins lucrativos. Com prazer e orgulho Soter Magno diz que a ONG Verde Vida tem ou titulo da Oscip - Organização da sociedade civil de interesse público. Ele afirma que este título é concedido pelo ministério da Justiça a entidades que têm o propósito de preservar o meio ambiente.
Soter Magno ressalta a importância desta entidade de estar participando do conselho gestor do parque da Sapucaia. De acordo com ele, é interessante esta ONG ajudar a administração pública a aplicar melhor as verbas.
- E ao mesmo tempo auxiliar a sociedade a preservar o parque da sapucaia.
VIDA MAIS VERDE
Soter Magno diz que o objetivo desta ONG inicialmente foi de trabalhar na preservação de toda a área da Serra do Mel ou da Serra da Sapucaia que corresponde a mais de 100 hectares. Ele diz que área geográfica compreende-se da antiga estrada de Coração de Jesus até a Pedramontes. Outro ponto salientado por Soter Magno é que 220 pessoas estão envolvidas de maneira voluntária com a ONG.
– Reunimos os amigos e parentes e vimos a necessidade de criarmos algo voltado para a preservação do meio ambiente. É bom que se diga que a temos toda uma documentação e estamos juridicamente organizados e devidamente regularizados - diz Soter Magno.
PARCEIROS
Soter Magno diz que a Vida mais Verde conta com diversos parceiros, dentre os quais ele destaca a Copasa, IEF, Corpo de Bombeiros, Lafarge, Fundo Ambiental e também a prefeitura municipal de Montes Claros através da secretaria municipal de Meio Ambiente. Ele conta ainda que a sociedade tem sido bastante receptiva à ONG e que diversas pessoas dos mais diferentes ramos de profissão são suas filiadas. Ele cita empresários, profissionais liberais, médicos, pedreiros e carroceiros dentre outros.
Com orgulho, Soter Magno ressalta que deste o ano de 2004 não tem focos de incêndio e que isto se deve à conscientização das pessoas e ao trabalho de preservação realizado pela ONG-Vida mais Verde.
BRIGADA DA SAPUCAIA
Ainda de acordo com Soter Magno o trabalho de combate a focos de incêndio na área que envolve a serra da Sapucaia é feito por 22 pessoas que são capacitadas para desenvolver este tipo de trabalho. Segundo ele o treinamento é realizado pelo Corpo de Bombeiros.
– Este grupo é totalmente equipado com verba proveniente do Fundo Ambiental e conta também com o apoio irrestrito do Corpo de Bombeiros - declara.
Os telefones para quem deseja se filiar a ONG Vida mais Verde é 3215- 1079 ou 9102-4405.