Implantado pela Secretaria de Estado da Saúde, em parceria com a Universidade Estadual de Montes Claros e a Escola de Saúde Pública do Estado de Minas Gerais, o Plano Diretor da Atenção Primária à Saúde (PDAPS) já alcança 84 municípios das regiões Norte de Minas e Vale do Jequitinhonha. Os resultados e as novas ações serão discutidos em seminário que será realizado no campus-sede sede no dia 30 de novembro.
O Seminário Macrorregional do Plano Diretor da Atenção Primária à Saúde nas regiões Norte e Vale do Jequitinhonha: Resultados e Perspectivas acontecerá no auditório Mário Ribeiro da Silveira (prédio 6 – Campus Universitário Professor Darcy Ribeiro).
A solenidade oficial de abertura será presidida pelo secretário de estado de Saúde, deputado Marcus Pestana, juntamente com o vice-reitor e superintendente do Hospital Universitário Clemente de Faria da Unimontes, professor João Canela, que representará o reitor, professor Paulo César Gonçalves de Almeida; e com a diretora da Escola de Saúde Pública de Minas Gerais, Tammy Angelina Mendonça Claret Monteiro, além do prefeito de Montes Claros, Luiz Tadeu Leite. A expectativa é que o evento reúna cerca de 250 participantes, entre prefeitos, secretários municipais e coordenadores dos serviços de atenção básica à saúde.
Conforme a professora Maisa Tavares de Souza Leite, coordenadora do Plano Diretor de Atenção Primária à Saúde no âmbito da Unimontes, o principal objetivo do seminário é discutir os resultados consolidados do plano em sua fase 2. Nesta etapa, por intermédio da Universidade Estadual de Montes Claros e da Escola de Saúde Pública de Minas Gerais, foram promovidas – nos anos 2008 e 2009 – 10 oficinas como estratégia educacional para a implantação das ações, envolveram também as Gerências Regionais de Saúde e as Secretarias Municipais de Saúde.
- Serão apresentadas as experiências exitosas nas microrregiões e nos municípios. Também será debatidos novos instrumentos para a organização dos municípios em rede e a continuidade das ações, afirma a professora Maisa Tavares Leite, que pertence ao departamento de Enfermagem, vinculado ao Centro de Ciências Biológicas e da Saúde (CCBS).
Ela lembra que, inicialmente, como projetos-piloto, foram implantadas as redes de atenção primária à saúde de Montes Claros, Bocaiúva e Janaúba/Monte Azul. Em seguida, a proposta se estendeu às macrorregiões vinculadas às Gerências Regionais de Saúde de Montes Claros, Januária, Pirapora, Diamantina e Pedra Azul, abrangendo 84 cidades.
Logo após a solenidade oficial de abertura, às 9 horas, será proferida a palestra As redes de atenção à saúde, por Eugênio Vilaça Mendes, assessor especial da Secretaria de Estado de Saúde. Ás 10h15 será realizada mesa redonda sobre Perspectivas e desafios na inversão do modelo assistencial pela estratégia de saúde da família. Na parte da tarde, das 13 às 15h30min, haverá a apresentação das experiências das Gerências Regionais de Saúde de Montes Claros, Januária, Pirapora, Diamantina e Pedra Azul e da Secretaria Municipal de Saúde de Montes Claros.
Às 15 horas, estará em debate o Fortalecimento da Atenção Primária à Saúde. Está prevista para às 17 horas, plenária e leitura da Carta de Apoio à Atenção Primária à Saúde das Regiões Norte de Minas e Vale do Jequitinhonha. (Fonte: Ascom Unimontes)