Durante toda esta semana, em comemoração ao dia do Meio Ambiente, Montes Claros está realizando a semana do Meio ambiente. Desde o último sábado, foram organizadas várias atividades. Dentro da programação, destaque para o lançamento do projeto Cidadão Catador, idealizado e coordenado pelo IGS – Instituto Grande Sertão.
CICLO DE PALESTRAS
Durante toda a semana aconteceram ainda palestras e oficinas na cidade. Na programação de segunda-feira teve apresentação de trabalhos dos acadêmicos do curso de geografia da Unimontes – Universidade estadual de Montes Claros. Ainda na segunda, teve a palestra Cultura, natureza e populações tradicionais: o norte de Minas como síntese da nação brasileira, ministrada pelo professor doutor do programa de pós-graduação da Unimontes, João Batista de Almeida Costa.
Durante todo o dia teve várias outras palestras, com temas variados, que vão desde a apresentação de trabalhos acadêmicos até palestras sobre a biodiversidade.
Na terça, aconteceu um ciclo de debates. No auditório da Unimontes, apresentações de trabalhos do departamento de Geociências. Logo após, o gerente do Ief – Instituto estadual de florestas do núcleo de Bocaiúva, deu a palestra Unidades de conservação em Minas Gerais. Em seguida, o promotor Paulo César Vicente de Lima, da promotoria de São Francisco apresentou a palestra projeto Vereda Viva.
Na quarta-feira, o eixo temático do ciclo de debates foi o terceiro setor e meio ambiente: o papel das Ongs e OSCIP´S”. na parte da manhã teve apresentação de trabalhos do departamento de Geociências e mesas redondas com os seguintes participantes: o advogado André Rebello Pires; Dinilton Pereira da Costa, da Unimontes; e o diretor da Ovive Sóter Magno.
Na quinta, foi realizada uma passeata ecológica com as crianças do programa integração AABB comunidade, com saída do clube da AABB, na avenida governador Magalhães Pinto.
HOJE
E hoje será realizada várias atividades com os alunos assistidos pelo centro de convívio Luizinha Gonçalves Soares, Raimundo Neto e Eloin Lopes. Vão ser realizadas oficinas de brinquedos e papel reciclável durante todo o dia. As oficinas do Eloin Lopes vão ser abertas para o público.
SÁBADO E DOMINGO
Sábado de manhã será realizada uma visita ao mercado municipal e terá uma expedição de técnicos à região das Aroeiras, passando pelos seguintes locais: córregos Tigre e São Lamberto – saída da Br 135 até a localidade de Abóboras.
No domingo, será realizado o lançamento do projeto Mãe D´água, na comunidade rural de Buriti do Campo Santo. O projeto pretende construir cerda de 300 barragens de contenção de água ao longo da bacia do rio Ceagua ao longo do Rio Cedro.