Gilmar Nicodemos Ramos, do Conselho Tutelar da primeira região diz que falta sensibilidade por parte do legislativo municipal e do executivo em promover os direitos das crianças e dos adolescentes. Segundo o conselheiro, é preciso priorizar o que está contido no Estatuto da Criança e do Adolescente.
A presidente do Conselho Tutelar da segunda região, Elis Medrado Viana, lembra que diante da alta demanda na cidade deveria ter mais dois conselhos, o que poderia pelo menos amenizar a situação. Observa que em Montes Claros, cidade com quase 400 mil habitantes e uma população flutuante de quase 1 milhão de pessoas, há apenas dois conselhos. O mesmo número de cidade com apenas 12 mil habitantes e que tem dois conselhos funcionando.
A Conselheira Tutelar salienta que é mais que necessária a criação de um centro terapêutico para dependentes químicos e ameaçados de mortes. Entretanto, enquanto este projeto não se torna realidade o trabalho dos 10 conselheiros em Montes Claros prossegue em meio a muitas dificuldades.
Elis Medrado Viana afirma que a falta de mais conselhos inviabiliza o trabalho e prejudica em demasia o trabalho de assistência na rede social.
- O trabalho é realizado, mas não podemos dar prosseguimento. O avanço é lento porque temos também poucos Cras funcionando - salienta.
A conselheira Tutelar explica que os Conselhos atendem crianças e adolescentes vítimas de exploração sexual, violência doméstica e negligência intrafamiliar. Elis Medrado Viana lembra que 85% dos atendimentos são de violência sexual envolvendo pai, padastro ou amigo da família.
- Temos recebido casos de abuso por parte de pai para com o filho ainda criança, mãe que abandona os filhos ou que tem costume de sair e deixar as crianças sozinhas em casa, além dos casos de evasão escolar - enumera.
Alguns números de atendimento do Conselho Tutelar em 2011
Negligência Familiar- 756 Casos
Forma de maus tratos - 58
Conflito Familiar- onde os pais expõe os filhos e pressionando-os psicologicamente - 306
Abuso e Exploração Sexual- 146
Indisciplina - 98
Evasão Escolar- 180
Serviços Básicos como, por exemplo, providenciar documentação de crianças - 66
Trabalho Infantil- 7
Desaparecidos- 9
Envolvimento com substância - 78
Conflito com a Lei- 16
Abandono- 144
Elis Medrado Viana lembra que se somados os números de atendimentos chegam a 1982