Sobre as medidas de enfrentamento da Influenza A (H1N1), a secretaria de estado de saúde (SES) informa: Minas Gerais, até quarta-feira, registrava 2.924 casos suspeitos e 286 casos confirmados de Influenza A. Há 370 descartados.
A SES confirma, por meio de exame laboratorial enviado pela Fiocruz, 24 óbitos por Influenza A, sendo que o estado passa a contabilizar, assim como o Ministério da Saúde, os óbitos ocorridos em Olinda/PE e Campinas/SP.
Minas Gerais tem, até o momento, a notificação de 73 óbitos que seguem em investigação.
O Hospital das Clínicas da UFMG, em Belo Horizonte, informa que atendeu terça-feira, 1º, no Ambulatório de Referência da Influenza A (H1N1) 46 pacientes, com 15 notificações como suspeitos.
Na quarta-feira, 2, havia 27 pacientes internados para investigação da Influenza A (H1N1), sendo que 6 deles estão internados em CTI.
Visando mais qualidade e eficiência no atendimento aos pacientes com suspeita da Influenza A (H1N1), em toda Minas Gerais, o Comitê Estadual de Enfrentamento a Influenza A (H1N1) validou, durante reunião nesta quarta-feira (2) mais uma ação que objetiva esclarecer dúvidas da comunidade médica do Estado. Trata-se de uma central de tele atendimento, que funcionará a partir desta sexta-feira (4) no Hospital Eduardo de Menezes. A central funcionará 24 horas por dia, por meio do telefone (31) 9921-0296. Também será disponibilizado o e-mail apoiodiagnosticoinfluenza@saude.mg. gov.br, para que os profissionais enviem seus questionamentos. Os e-mails serão respondidos, diariamente, de 7 às 19 horas.
Desde quarta-feira 2, já está disponível no site da SES (www.saude.mg.gov.br) e nos sites dos parceiros, o conteúdo de um programa direcionado a comunidade médica de Minas Gerais, objetivando a compreensão por parte dos profissionais que atuam no Estado, do processo epidemiológico da Influenza A.
Até o dia 28 de agosto a secretaria de estado de saúde (SES) recebeu do Ministério da Saúde 71.730 tratamentos do medicamento Oseltamivir, destes 57.310 são tratamentos adultos e 14.420 são infantis.
Dos tratamentos infantis, 14 mil vieram na forma de matéria-prima que está sendo processada pela Fundação Ezequiel Dias (Funed), que já entregou a SES 13.155, ou seja, 93,96%. A Secretaria de Estado de Saúde já distribuiu 35.620 tratamentos adultos e 6.680 infantis. A SES ainda emprestou a Secretaria de Estado da Saúde de Goiás 500 tratamentos infantis.
A SES vai descentralizar a dispensação do Oseltamivir para os municípios de Contagem, Betim, Ribeirão das Neves, Ibirité e Ouro Preto.
A secretaria de estado de saúde promoverá durante todo o mês de setembro várias blitze em locais de grande circulação de pessoas na capital, como bares, restaurantes, supermercados e academias. Será distribuído material educativo com informações sobre a Influenza A (H1N1) e também os cuidados para prevenção. A estratégia, adotada anteriormente nos aeroportos, rodoviárias e portos secos, se estende agora para estes locais, com o objetivo de se conter o avanço da doença. (Fonte: Agência Minas)