Logotipo O Norte
Terça-Feira,15 de Julho

Saúde e meio ambiente discutem gestão de resíduos hospitalares

Jornal O Norte
Publicado em 30/08/2008 às 10:45.Atualizado em 15/11/2021 às 07:42.

Jerusia Arruda


Colaboração para O NORTE



Mais de duzentos profissionais participaram do II Ciclo de Seminários sobre gerenciamento dos resíduos de serviços de saúde, realizado na última quarta-feira, 27, no auditório da Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes). Durante o encontro, que aconteceu de 8h às 18h, secretários municipais de Saúde e Meio Ambiente, técnicos da Vigilância Sanitária e Meio Ambiente, gerentes de aterros sanitários e serviços de limpeza urbana, entre outros técnicos do Norte de Minas e de outras regiões do país, participaram de um amplo debate sobre a elaboração e implantação dos Planos de Gerenciamento de Resíduos de Serviços de Saúde e as etapas que compõem o manejo e destinação adequada destes resíduos.



O Seminário é realizado pela Superintendência de Vigilância Sanitária da Secretaria de Estado de Saúde (SES), em parceria com a Fundação Estadual do Meio Ambiente (FEAM), Secretaria de Estado de Desenvolvimento Regional e Política Urbana (SEDRU) e o Centro de Desenvolvimento da Energia Nuclear (CDTN/CNEN) e acontece em mais cinco cidades mineiras.



O ciclo de seminários tem como base o Projeto Mineiro Saúde e Ambiente Sustentáveis, que foi amplamente apresentado pela pesquisadora do Centro de Desenvolvimento de Energia Nuclear, Noil Amorim de Menezes Cussiol. Segundo a pesquisadora, “o projeto tem como objetivo aperfeiçoar o gerenciamento de resíduos nas fases intra e extra estabelecimento de serviço de saúde, levando em consideração as particularidades da macrorregião”.



Entre os palestrantes em Montes Claros, estavam o coordenador da Vigilância Sanitária da Gerência Regional de Saúde de Montes Claros, Walcir Mendes Filho; a coordenadora estadual do Programa de Fortalecimento dos Consórcios Intermunicipais de Saúde de Minas Gerais, Marta de Souza Lima; o secretário adjunto de Infra-estrutura e Política Urbana da Prefeitura de Montes Claros, Fabiano Oliveira; o gerente da Divisão de Saneamento da Fundação Estadual do Meio Ambiente, Denise Bruschi; a especialista em Engenharia Sanitária e Ambiental da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Regional e Política Urbana, Edicleusa Veloso e o assessor ambiental da Associação Mineira de Municípios, Marcelo Albano.



BONS EXEMPLOS



Funcionário da SES há 30 anos, 12 deles atuando como autoridade sanitária na Vigilância Sanitária de Montes Claros, o dentista Robson Lopes Veloso diz que o seminário é importante porque provoca o debate sobre um tema muitas vezes ignorado. “As palestras abriram a discussão para um problema que é real e que vem se agravando a cada ano. O interessante seria manter o curso por mais tempo, de forma mais operacional, para que todos os participantes pudessem se informar melhor e entender a importância de seu papel nesse processo”.



As próximas cidades a sediar o ciclo de seminários serão Itajubá (03/09) e Juiz de Fora (10/09). Em Montes Claros, o projeto contou com apoio da Associação Mineira dos Municípios, da Prefeitura Municipal de Montes Claros e da Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes).

Compartilhar
E-MAIL:jornalismo@onorte.net
ENDEREÇO:Rua Justino CâmaraCentro - Montes Claros - MGCEP: 39400-010
O Norte© Copyright 2025Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por