cidade

Santos Reis recebe mutirão de combate ao Aedes Aegypti

Ação será realizada neste sábado (11) com orientações e recolhimento de inservíveis

Márcia Vieira
Publicado em 09/11/2023 às 22:46.
Moradores devem ficar atentos com objetos e lixo que possam acumular água (Arquivo/Agência Brasil)

Moradores devem ficar atentos com objetos e lixo que possam acumular água (Arquivo/Agência Brasil)

Moradores da região do bairro Santos Reis, em Montes Claros, serão os primeiros a receber, neste mês de novembro, o ‘Dia D — Mutirão de Combate ao Aedes Aegypti’. Residentes devem ficar atentos ao horário e aos objetos que devem ser colocados nas portas das residências para descarte.

Neste dia sábado (11), a partir das 7h, a região receberá a visita dos agentes de saúde e a programação irá contar com blitz e ações educativas, passeata, visita domiciliar, orientações em saúde, recolhimento de inservíveis e/ou materiais que possam se tornar criadouros do mosquito ‘Aedes aegypti’ transmissor da Dengue, Chikungunya e Zika Vírus. 

Os bairros que serão atendidos são: Santos Reis, Alfeirão, Amazonas, Área Verde, Barcelona Park, Bela Paisagem, Bela Vista, Belo Montes, Distrito Industrial, Distrito Industrial I, Edgar Pereira, Edgar Pereira I, Fábrica de Cimento, Jardim Brasil, Jardim Eldorado, Jardim Panorama, Jardim Panorama I, Jardim São Matheus, João Gordo, João Gordo I, Nossa Sr.ª. Aparecida, Nova Morada, Residencial Rio do Cedro, Residencial Vitória, Residencial Vitória II, Santa Eugênia, Todos os Santos, Todos os Santos I, Vale dos Jardins, Vila Antônio Narciso, Vila Atlântida, Vila Aurea, Vila Brasília, Vila Castelo Branco, Vila Oliveira, Vila S. Francisco de Assis, Vila Santa Cruz, Vila São Lourenço e Vila Mauricéia. 

O material a ser recolhido deverá ser colocado na porta da residência na sexta-feira à noite ou no sábado até às 8h. A prefeitura informa que não fará o recolhimento de podas de árvores, camas, sofás, sobras de madeiras, material de construção (entulhos) e lixo domésticos. 
 
PREVENÇÃO
A medida é resultado de reunião ocorrida no início do mês, do Comitê Municipal de Mobilização Social de Combate às Arboviroses e se deve principalmente ao início do período chuvoso, ocasião em que a presença do mosquito é facilitada pelo acúmulo de água em calhas, recipientes domésticos, piscinas, caixas d’água e outros.
 
BOLETIM
O último Boletim Epidemiológico das Arboviroses, aponta que este em Montes Claros foram contabilizadas até o momento 45.483 notificações, com 8.041 confirmações para dengue, 11.574 confirmações para Chikungunya e uma confirmação para Zika. No ano, foram registrados oito óbitos. 

O quarto Levantamento Rápido do Índice de Infestação por Aedes aegypti (LIRAa) de 2023, deverá sair na próxima semana. O índice considerado de baixo risco é abaixo de 1%. Os três primeiros levantamentos do ano revelaram um quadro preocupante. Em janeiro, maio e agosto, os resultados foram, respectivamente,15%, 3,6% e 2,3%. Apesar da queda nos números, o risco ainda é considerado alto. 

Compartilhar
Logotipo O NorteLogotipo O Norte
E-MAIL:jornalismo@onorte.net
ENDEREÇO:Rua Justino CâmaraCentro - Montes Claros - MGCEP: 39400-010
O Norte© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por