Ana Maria Santos
Colaboração para O NORTE
Em celebração ao dia nacional da doação de leite humano, comemorado no dia 1° de outubro, e dia municipal da doadora de leite humano, no dia 3 de outubro, o SIAAM – Serviço de incentivo e apoio ao aleitamento materno da Santa Casa de Montes Claros realiza, no período de 28 de setembro a 02 de outubro, a semana mundial da amamentação.
Com o tema Amamentação em todos os momentos – Mais saúde, carinho e proteção e o lema Segurança Alimentar nas emergências, o hospital realiza campanhas de incentivo ao aleitamento e doação de leite materno, visando orientar as mães a amamentar os filhos em qualquer ocasião, inclusive nas situações de emergência, nas quais os bebês ficam mais vulneráveis a infecções intestinais e respiratórias, e mais do que nunca, necessitam do alimento, essencial para o desenvolvimento e saúde.
De acordo com a enfermeira técnica atendente do posto de coleta de leite humano da Santa Casa, Gláucia Ribeiro Porto, atualmente, na maternidade do hospital, a maior emergência é a falta de frascos do tipo maionese ou café solúvel com tampa plástica, apropriados para o armazenamento do leite humano.
- O SIAAM conta hoje, com 12 mães doadoras, que abastecem o posto de coleta durante os 3 a 4 primeiros meses de vida dos bebês, numa média de 120 litros de leite. Esse número só não é maior devido à constante falta de frascos, explica.
Ainda de acordo com a enfermeira, o posto de coleta de leite humano da Santa Casa foi criado há 8 anos, e atende à demanda de recém-nascidos e bebês internados em tratamento nos setores de CTI neo-natal, berçário e pediatria, atendendo toda a região,visto que a Maternidade, que possui o título de Hospital Amigo da Criança, concedido pelo Ministério da Saúde em 2001, é referência para as mães de todo o norte de Minas.
Durante os cinco dias de comemoração, o SIAAM promove trabalho de envolvimento e participação dos funcionários na campanha para arrecadação de frascos, na qual os doadores concorrem a prêmios que serão sorteados no encerramento da semana, no dia 02 de outubro, no pátio do Hospital.
Na programação, as mães doadoras receberão homenagens feitas pela diretoria e funcionários, e assistirão a apresentações de ballet e coral infantil das crianças da Escolinha Letrinhas Mágicas, do bairro Jardim Palmeiras, que, pelo segundo ano consecutivo, apoiam a campanha. O encerramento da campanha contará ainda com apresentação do Coral da Santa Casa, peças de teatro e números de dança e música alusivas ao tema da Amamentação, produzidas pelas funcionárias da Maternidade e Bloco Obstétrico.