Manoel Freitas
Repórter
onorte@onorte.net
O Samu 192 – Serviço de atendimento móvel de urgência comemorou ontem, quinta-feira, um ano de atividades. Nesse período, de acordo com sua coordenadora, enfermeira Daniela Oliveira Lima, foram prestados 22.182 atendimentos. Para marcar a data, parte da equipe simulou um sinistro no cruzamento das ruas Dom Pedro II e Coronel Joaquim Costa, na Praça Pio XII, em frente à Catedral.
(foto: Manoel Freitas)
No local, a coordenadora disse à imprensa que, para realizar esses atendimentos, foram registradas 9.856 saídas de ambulâncias, sendo 1.409 com serviço de UTI - Unidade terapia intensiva e 8.447 com serviços básicos. Das 9.877 vítimas atendidas, 5.157 foram mulheres e 4.720 homens.
Outra informação importante é que, além do atendimento de urgência, através de veículos e de pessoal treinado, o Samu disponibiliza à população o Telemedicina. Para se ter uma idéia acerca da importância desse serviço auxiliar, também acionado através do telefone 192, em 12 meses nada menos do que 7.551 pessoas receberam orientação pelo telefone acerca de procedimentos que, embora requeressem cuidados, não reclamavam a presença de sua equipe.
