Revista mostra números da realidade nacional: Montes Claros é a 54ª cidade do país em oportunidade de trabalho

Jornal O Norte
Publicado em 08/06/2006 às 11:37.Atualizado em 15/11/2021 às 08:37.

Samuel Nunes


Repórter


samuelnunes@onorte.net



Ouvida por O Norte na manhã de ontem, quarta-feira, via telefone, direto de São Paulo, a editora da revista Você S.A., Márcia Rocha, passou uma informação não muito boa para o município de Montes Claros, que atualmente ocupa o posto de quinta maior cidade do estado de Minas Gerais e também de segundo entroncamento rodoviário nacional. Outro ponto que merece ser ressaltado é quanto ao número de faculdades existentes na cidade, que têm de certa forma colaborado para o crescimento humano e intelectual de centenas de pessoas, sejam daqui da terra da carne de sol e do pequi ou de outras cidades da região, do estado ou do país.



Márcia Rocha conta que a revista da qual ela faz parte publica todos os anos uma importante pesquisa no quesito emprego, sendo que a atual é a quinta, Referida pesquisa é realizada pela Fundação Getúlio Vargas, sobre as melhores cidades para trabalhar. A pesquisa é coordenada pelo professor Moisés Balassiano, da FGV/ RJ. Márcia diz que essa pesquisa é desenvolvida nos municípios com pelos menos 170 mil habitantes. E que são levados em conta três itens considerados importantes: educação, que consiste no número de matrículas em instituições de ensino suprior e cursos de graduação, mestrado e doutorado; vigor econômico do município no que se refere ao ISS e PIB - renda per capita e, por último, o indicador saúde, que avalia o número de leitos e profissionais da saúde.



A pesquisa, segundo dados da revista Você S.A., diz que a região Sudeste do país emplacou  54 municípios na lista das 100 melhores cidades para trabalhar, três a mais do que em 2005. Nesta categoria, Márcia afirma, com exclusividade a O Norte, que Montes Claros ocupa, na região Sudeste do país, o 54ª  colocação no ranking de oportunidades de trabalho. Márcia cita diz que, nesse ranking, Belo Horizonte é a terceira cidade. No caso especifico de BH, Márcia conta que especialmente a região metropolitana oferece boas oportunidades de emprego para executivos e principalmente nas áreas de industria e extração mineral, mineração, siderurgia, setor de metal, setor petroquímico, área financeira, setor de serviços, logística, saúde e educação.  Juiz de Fora, a quarta; Uberlândia, a  17ª; Betim a  27ª; Uberaba, a 29ª; Ipatinga, a 42ª; Contagem, a 48ª; Pouso Alegre, a 51ª; Governador Valadares, a 53ª; Divinopolis, a 52ª; e Montes Claros, a 54ª.



Outro ponto que merece ser salientado é  que só o estado de São Paulo aparece com 29 cidades. Outro dado passado pela editora da revista Você S.A. a O Norte é que, com a pesquisa realizada em todo o país, Montes Claros é a 100ª colocada. A capital paulista, pela quinta vez, lidera o ranking da região.  Já Campinas é reconhecido como pólo de inteligência e que atrai profissionais ansiosos por turbinar a carreira sem descuidar da vida pessoal. 



De acordo com Márcia Rocha, a cidade de  Macaé, no litoral Norte fluminense, é a 13ª na lista de classificação geral e a primeira cidad, entre as não capitais, no indicador vigor econômico. Possui cerca de 5.000 empresas do setor petrolífero e é responsável por mais de 80% do petróleo produzido no país. Vila Velha, no Espírito Santo, também assiste a um aquecimento do setor de petróleo e gás. O Rio de Janeiro, por sua vez, vem passando por um processo de esvaziamento. Os cariocas estão migrando para São Paulo em busca de melhores colocações e mais segurança. Outro ponto considerado relevante e ao mesmo tempo significativo  passado e lembrado por Márcia Rocha diz respeito ao Sul de Minas Gerais. Ela conta que esta importante e desenvolvida região conta nos setores de eletro eletrônica um forte potencial de contratação de mão de obra sobretudo especializada. Márcia revela que ao todo são 100 empresas na região gerando 5. 600 empregos diretos que proporciona uma receita anual de 560 bilhões de reais, sendo que j


á existe outras 100 empresas com intuito de se instalar naquela região gerando assim mais  mais 12 mil novos empregos. 



Foram analisadas 26 cidades da Região Sul, 62, da Sudeste, 20, do Nordeste, 9, do Centro-Oeste e 9 da Região Norte.



As 10 melhores cidades do País, pela ordem: São Paulo (SP), Rio de Janeiro (RJ), Porto Alegre (RS), Belo Horizonte (MG), Curitiba (PR), Brasília (DF), Recife (PE); Campinas (SP); Vitória (ES); e Niterói (RJ).



Na região Sudeste, as melhores cidades para trabalhar são:



1 - São Paulo (SP)


2 - Rio de Janeiro (RJ)


3 - Belo Horizonte (MG)


4 - Campinas (SP)


5 - Vitória (ES)


6 - Niterói (RJ)


7 - São Caetano do Sul (SP)


8 - Macaé (RJ)


9 - Ribeirão Preto

Compartilhar
Logotipo O NorteLogotipo O Norte
E-MAIL:jornalismo@onorte.net
ENDEREÇO:Rua Justino CâmaraCentro - Montes Claros - MGCEP: 39400-010
O Norte© Copyright 2025Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por