Regional de Montes Claros tem o melhor índice de exame papanicolau

Jornal O Norte
Publicado em 27/06/2008 às 10:24.Atualizado em 15/11/2021 às 07:36.

O trabalho de prevenção ao câncer uterino vem apresentando resultados expressivos no Norte de Minas. Em sete anos, depois da implantação de uma estratégia de busca ativa, trabalho corpo-a-corpo e motivacional, a Gerência Regional de Saúde de Montes Claros (GRS) passou a ser a gerência com melhor índice de exames citológicos – exame preventivo do câncer de colo de útero, mais conhecido como Papanicolau – realizados, entre as 28 GRS do Estado. Antes a Regional apresentava o segundo pior índice de Minas. No último dia 19 de junho, ocorreu o IV Seminário de Citologia, voltado para as equipes de saúde da família e gestores municipais dos 53 municípios da GRS  Montes Claros. No evento foi ressaltada a importância da realização do exame preventivo, quanto mais precoce for à identificação da doença maior a chance de cura.



META



Todos os municípios receberam uma pasta com material educativo relativo à prevenção do câncer. Os municípios que conseguiram atingir a meta foram premiados com troféus e certificados e estimulados a persistir com o trabalho efetivo. A Gerencia Regional de Saúde afirma que não conseguiu alcançar a meta estabelecida e foi convidada a desenvolver uma estratégia conjunta para a melhoria dos números. De janeiro a dezembro de 2007 a Regional de Montes Claros realizou 82.214 exames citológicos, 22,05% acima da meta estabelecida para o período.



REFERÊNCIA



A referência técnica regional em saúde da mulher, inserido no Programa Viva Vida, Euriz Jorge Gomes, lembra que a busca ativa das mulheres entre 25 e 59 anos, ou mulheres que já iniciaram a vida sexual, é fundamental para a prevenção do câncer. - O exame é simples e pode ser realizado nos postos de saúde. Foi criado um slogan que retrata bem a importância do trabalho realizado e para motivar   todos os envolvidos que é o seguinte: - É o Norte de Minas na frente, sem deixar nenhuma mulher para trás, finaliza. ( Da Ascom/GRS)



O QUE É PAPANICOLAU



O exame de Papanicolau verifica alterações nas células do colo do útero. O colo do útero é a parte mais baixa do útero que o liga à vagina.



Outros nomes para o exame de Papanicolau são Citologia Oncótica ou Preventivo. O exame serve para se verificar alterações nas células cervicais. Estas alterações que podem ser detectadas são chamadas de displasia cervical e podem se transformar em câncer se não forem descobertas e tratadas. O exame também pode detectar infecções viróticas no colo do útero, como por exemplo, verrugas genitais e herpes, e infecções vaginais tais como as causadas por fungos ou por trichonomas. Algumas vezes, o teste pode dar informações sobre seus hormônios, principalmente progesterona e estrogênio. As mulheres, principalmente as sexualmente ativas, deveriam se submeter a um exame preventivo no mínimo uma vez por ano. O médico recomendará a freqüência com que o exame será feito baseado nos seus fatores de risco para desenvolver câncer cervical. O Papanicolau pode detectar doenças pré-cancerígenas e, se estas doenças são descobertas a tempo, há uma grande chance de o desenvolvimento do câncer ser combatido através de um tratamento simples. Este exame também é utilizado para detectar alguns tipos de infecção no colo do útero e na vagina.

Compartilhar
Logotipo O NorteLogotipo O Norte
E-MAIL:jornalismo@onorte.net
ENDEREÇO:Rua Justino CâmaraCentro - Montes Claros - MGCEP: 39400-010
O Norte© Copyright 2025Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por