Luís Alberto Caldeira
Repórter
Em coletiva de imprensa realizada nesta sexta-feira, 18, o prefeito de Montes Claros Luiz Tadeu Leite revelou detalhes da reforma do ginásio poliesportivo Tancredo Neves, que custou cerca de dois milhões de reais aos cofres do município.
- Desde o ano passado, já falávamos como proposta e estava em nosso plano de governo reconstruir e reativar o poliesportivo e fazer de Montes Claros rota para grandes competições nacionais e internacionais – afirmou o chefe do executivo ao ser questionado se a reforma do ginásio só aconteceu agora para atender ao time de vôlei masculino formado pela prefeitura para disputar a Superliga.
- Mesmo que não houvesse o time, teria a reforma. Só que as coisas foram se precipitando de maneira salutar e, com a ideia do vôlei, foi preciso adiantar o ginásio – explica.
Para a equipe profissional de vôlei de Montes Claros, foram destinados R$ 550 mil, recurso aprovado pela câmara municipal, para serem gastos nesta temporada. Outras despesas deverão ser custeadas pelos patrocinadores Funadem e banco Bonsucesso.
MULTIUSO
De acordo com Tadeu, com a realização desta reforma, a ociosidade do ginásio poliesportivo, que abrigou, na última década, apenas eventos secundários ou de pouca expressão, dará espaço também para outras modalidades esportivas, que devem ganhar investimento da prefeitura, como o futsal e o basquete, além de continuar servindo para realizações estudantis e religiosas.
(foto: LUÍS ALBERTO CALDEIRA)
Tadeu ressalta que obras ficaram prontas 15 dias antes do prazo.
- Eu gostaria que o deixasse só para o esporte, mas ele vai ser disputado para formaturas de Unimontes, missas, cultos e shows. Nós vamos é proteger o piso para não haver prejuízo – ressalta, ao lembrar das melhorias recebidas após as obras de modernização.
Além do piso especial de tábua corrida e amortecedores, o poliesportivo ganhou nova pintura, alambrados, placar eletrônico, academia de ginástica, acesso para cadeirantes, cabines de transmissão televisiva, radiofônica e tribuna de honra.
Segundo ele, a reforma ficou pronta 15 dias antes do prazo previsto e já contou com a aprovação do Corpo de Bombeiros.
- O mais difícil foi o combate aos pombos – lembrou Tadeu, sobre um velho problema do ginásio.
Também foram instaladas cadeiras na arquibancada, o que gerou diminuição da capacidade máxima do local de 12 mil para 8.500 lugares.
- Essa redução veio em favor do conforto e da segurança do público. O poliesportivo continua sendo o maior estádio do interior de Minas – salienta o prefeito.
(foto: FÁBIO MARÇAL)
Lotação do ginásio diminuiu mas dará mais conforto ao público.
CELEIRO
Além do time profissional de vôlei recém-formado, que não tem no elenco nenhum jogador montes-clarense, a cidade também conta com outra equipe adulta da modalidade, com abrigo no MCTC/Praça de Esportes, e que, inclusive, disputará o campeonato mineiro deste ano.
- Nossa ideia é levar o projeto "Viva Vôlei" aos bairros de Montes Claros, para despertar o espírito esportivo de jovens de 9 a 14 anos. Quem se destacar, será encaminhado para time da Praça de Esportes, e os melhores de lá poderão fazer parte do time profissional de Montes Claros. Vamos fazer um celeiro de formação de atletas – garante Luiz Tadeu Leite.
O prefeito explica que cada equipe serve para um nível diferente de competição e destaca a importância do time profissional que já está entre os 14 times da elite do vôlei brasileiro.
- Eles são os garotos-propaganda de Montes Claros – comemora.
GALERIA
A solenidade de reinauguração do poliesportivo começa às 18 horas deste sábado. Está previsto partida amistosa entre Funadem/Montes Claros e Vivo/Minas.
(foto: FÁBIO MARÇAL)
A jornalistas, prefeito falou detalhes da reforma do ginásio,
que será reinaugurado neste sábado.
Quem for ao ginásio, terá a oportunidade de ver ainda uma galeria fotográfica que foi montada na entrada com retratos de benfeitores do esporte local, entre eles, seis homenageados já definidos: os ex-prefeitos Antônio Lafetá Rebello e Mário Ribeiro da Silveira, o ministro das Comunicações Hélio Costa, o governador Aécio Neves, o ministro Orlando Silva e o presidente da Confederação Brasileira de Voleibol Ary Graça.