Logotipo O Norte
Domingo,22 de Junho

Rede de água de Montes Claros está sendo trocada por tecnologia israelense

Jornal O Norte
Publicado em 01/06/2009 às 09:27.Atualizado em 15/11/2021 às 07:00.

Samuel Nunes


Repórter



Toda a rede de água da área central de Montes Claros e mais as dos bairros São José e São João estão sendo trocadas pela Copasa - Companhia de saneamento de Minas Gerais. De acordo com Soter Magno, gerente operacional da empresa, a obra será concluída em meados de 2010, perfazendo um total de 80 km de rede.



(fotos: XU MEDEIROS)


null


Diariamente valetas são abertas e cobertas pelos


70 homens da Copasa
.



- Está ocorrendo a substituição das redes e ramais próximos ao padrão de água. É uma obra da Copasa com o governo do estado de Minas.



De acordo com Soter, grande parte do desperdício de água em Moc está concentrada no Centro, onde estão sendo substituídas a canalização e as ligações.



- É importante ressaltar que, em 13 de outubro de 2008, acabou o racionamento, mas a água desperdiçada por meio da rede velha do Centro, com este trabalho será disponibilizada para a população - diz.



Observa o gerente que o percentual de perda de água é de 40% e que, com a troca da rede, irá acontecer uma redação quase total desse desperdício.



TECNOLOGIA



nullSoter Magno revela que foram escolhidas dez cidades no Brasil, sendo que Moc é a única no estado de Minas Gerais, para participar do projeto de modernização do setor de saneamento. Frisa que está sendo utilizado na obra o sistema PAD, tecnologia israelense, nova em material de distribuição de água por empresas de saneamento.



Canalização antiga está sendo trocada em todas as vias públicas, ao lado dos passeios.



- Além de promover a diminuição de desperdício, esta obra permitirá também a diminuição de manutenção nas redes.



Frisa que, com isso, será facilitado o trabalho das equipes operacionais na execução do serviço, sem interrupção do abastecimento de água, pois o material empregado é de altíssima qualidade.



Soter revela o valor da obra que é de R$ 7 milhões, e que não está ocorrendo a interdição no trânsito, pois, quando há essa possibilidade, o serviço é feito à noite e nos finais de semana.



- São 70 homens trabalhando de forma a oferecer uma obra de qualidade para a população. É a Copasa preocupada em trabalhar em prol do meio ambiente e, consequentemente, com a comunidade montes-clarense - finaliza o gerente operacional da Copasa.

Compartilhar
E-MAIL:jornalismo@onorte.net
ENDEREÇO:Rua Justino CâmaraCentro - Montes Claros - MGCEP: 39400-010
O Norte© Copyright 2025Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por