O pronto-atendimento em clínica médica vinculado ao hospital universitário Clemente de Faria - que funciona nas dependências do campus universitário Professor Darcy Ribeiro, da Unimontes - registrou 2.850 atendimentos durante o ano passado. A assistência é oferecida gratuitamente.
Implantado em 2005, ainda no primeiro mandato do atual reitor, professor Paulo César Gonçalves de Almeida, o serviço é acessível a professores, servidores técnico-administrativos e acadêmicos, bem como para as pessoas que eventualmente estejam no campus-sede da Unimontes. Desde a implantação até agora, já foram realizados cerca de 11.200 atendimentos.
- Os números registrados em 2009 confirmam, uma vez mais, o acerto da iniciativa. O principal objetivo é assegurar conforto, segurança e tranquilidade à comunidade acadêmica e ao público em geral – afirmou o reitor.
Ele lembra que diariamente cerca de 6 mil pessoas frequentam o campus universitário Professor Darcy Ribeiro, público equivalente à população de vários municípios do Norte de Minas e do Vale do Jequitinhonha.
O pronto-atendimento conta com uma equipe de 10 médicos plantonistas, além de um enfermeiro e quatro técnicos em enfermagem. Localizado entre os prédios 02 e 03, dispõe de recepção e dois consultórios e funciona de segunda-feira a sexta-feira, de 07 às 23h. Os atendimentos mais comuns relacionam-se a casos de cefaléia, traumas diversos, hipertensão, vertigem, cólica e amigdalite. Constatada uma ocorrência mais grave, o paciente é encaminhado ao hospital universitário ou a outros hospitais da cidade. (Fonte: A.I. Unimontes)