
Reafirmando a sua posição de destaque no cenário industrial farmacêutico nacional, o Sindicato Intermunicipal das Indústrias Químicas e Farmacêuticas de Montes Claros (QUIFARMO) empossou a diretoria para o quadriênio 2025–2028, tendo como presidente, o diretor-executivo da Eurofarma, Walker Lahmann, e como vice, Robison Morais, diretor de suporte à produção e relações-públicas da Novo Nordisk, empresa que sediou o evento.
Flavio Roscoe, presidente da Federação das Indústrias do Estado de Minas Gerais (FIEMG-MG), veio a Montes Claros especialmente para a solenidade e reforçou que “já era um sindicato dinâmico, e a nova diretoria vai fortalecer ainda mais, além de continuar atuando na atração de mais empresas. Daqui a dez, 20 anos, Montes Claros será o maior centro farmacêutico do Brasil”, aposta.
Para Walker Lahmann, o sindicato desempenha papel estratégico na defesa dos interesses do setor e na valorização da mão de obra local. Nesse contexto, o presidente ressalta que a educação também é protagonista. “O mundo está sempre em evolução e é importante estar atento às inovações. O desenvolvimento industrial está mais rápido e estamos vendo isso também em Montes Claros, com o desenvolvimento educacional e profissional. Nos sentimos co-partícipes desse momento”, declarou.
Abílio Carnielli representou o Centro Universitário Funorte, instituição que tem entre os destaques, o curso de Farmácia. “A cidade já é um polo farmacêutico e será ainda maior. Aí emerge a importância da Funorte nesse cenário. Precisamos ajudar as indústrias farmacêuticas a conquistarem a posição que elas estão fadadas a conquistar, formando farmacêuticos, formando profissionais para esse fortalecimento do nosso parque industrial”, disse. Para Abílio, que já foi presidente da Quifarmo, é motivador ver a dimensão e postura do sindicato. “É um entusiasmo que não pode morrer. Temos que ajudar a contribuir para uma Montes Claros mais forte”.
A coordenadora de pós-graduação e núcleo de desenvolvimento contínuo da Funorte, Janine Tatiane Lima Souza, representou a reitora Talita Pimentel na solenidade e complementou: “Ficamos felizes com as falas que escutamos, de que a educação tem esse papel fundamental no crescimento da região e país como um todo. Essas indústrias vêm enriquecer a nossa região e, aliada à educação, para um desenvolvimento realmente efetivo e significativo”.
MEDALHA
Na ocasião, foi criada a “comenda Marcos Luiz dos Mares Guia”, que faz referência ao médico, professor e pesquisador, fundador da Biobrás, embrião da multinacional Novo Nordisk. Foi Mares Guia quem liberou o desenvolvimento da insulina humana e recombinante, tornando o Brasil referência mundial na produção desse medicamento. Representando a família, a filha e médica Luciana dos Mares Guia destacou a satisfação do reconhecimento ao pai, que traduz a memória e o coração dos montes-clarenses. “Meu pai foi um dos pioneiros no elo entre ciência e empresa. Tem 23 anos que ele partiu e é bom saber que ele é lembrado. Era muito estudioso, simples e alegre”, disse Luciana. Receberam a medalha nessa primeira edição o diretor da ANVISA, Romison Rodrigues Mota; o deputado estadual Gil Pereira; e o presidente da Regional Norte da FIEMG, Adauto Marques Batista.
São associadas ao Quifarmo, empresas como Novo Nordisk, Eurofarma, Cristália, Hipolabor, Vetbras e União Química.