Logotipo O Norte
Quarta-Feira,25 de Dezembro

Protesto interrompe Rua Jardel Filho nesta manhã: problema vem se arrastando há oito anos e causa danos aos moradores de parte da Vila Regina

Jornal O Norte
Publicado em 19/04/2006 às 11:08.Atualizado em 15/11/2021 às 08:33.

Samuel Nunes


Repórter


samuelnunes@onorte.net



Moradores da Vila Regina, mais precisamente da Rua Jardel Filho, estão indignados com uma situação que já vem se arrastando há mais de oito anos. Na manhã de ontem, terça-feira, um dos membros da diretoria da Associação de moradores desse bairro, Carlos Alberto Brito, o Carlinhos, esteve na redação de O Norte, para cobrar da administração municipal uma solução para o problema da Jardel filho. Segundo ele, a prefeitura, em administrações passadas, fez um serviço de vazão de água pluvial que não está comportando as águas das chuvas que têm caído com certa intensidade na cidade nos últimos dias.



– A vazão foi reduzida e isso está acarretando prejuízos para nós que moramos na Rua Jardel Filho. Essa rua fica próximo ao Sesiminas, na travessa da Rua Valmor Chagas, onde a água não está escoando. Não há interesse político em resolver o nosso problema - diz Carlinhos.



RUA ACESSO



De acordo com Carlos Alberto Brito, aproximadamente 15 famílias estão sendo prejudicadas pela falta de escoamento de água, tendo inclusive acontecido perdas como roupas, colchões, geladeiras, sofás e computadores. Essas perdas se dão com a entrada de água em algumas casas, chegando a alcanças até um metro e meio de altura:



- Não sabemos nem mesmo a procedência dessas águas, pois, quando chove, a situação se complica e crianças, adultos e pessoas idosas correm o risco de contrair algum tipo de doença.



Carlinhos chama a atenção da prefeitura de Montes Claros para que resolva urgentemente esse problema e, principalmente, se sensibilize com o sofrimento dos moradores dessa área, pois a Rua Jardel Filho é uma importante via de acesso ao clube do Sesiminas, ao parque de exposições João Alencar Athayde e também é uma via utilizada por muitas pessoas que se dirigem a faculdades que também estão localizadas naquela região.



AMEAÇA DOS MORADORES



- Não vai ter mais rua, vamos fechar a Jardel Filho. Isto vai acontecer se a prefeitura não atender nossa solicitação.



Com essas palavras, Carlinhos continua seu desabafo à reportagem. Ele ameaça entrar com ação contra a prefeitura na promotoria pública, para que moradores sejam indenizados pelas perdas de pertences em decorrência da falta de vazão bem feita para o escoamento da água. Carlos Alberto conta ainda que foram deixados buracos nessa rua, alguns representantes da secretaria municipal de Serviços Urbanos também já foram ao local, no entanto, até o momento nada foi feito.



Carlinhos concorda que o problema que existe na Jardel Filho é fruto de administrações passadas, porém, a atual administração é responsável pela estrutura urbana da cidade, pois é ela que está no poder.



CASO DE POLICIA



Carlos Alberto lembra que, no mês de março último, foi feito um BO -Boletim de ocorrência de número 15.920/06. No histórico da ocorrência está contido o seguinte conteúdo:



- Segundo declarações das vitimas, moradores do local supra citado, após defeito no sistema de ligação da rede pluvial, da secretária de Serviços Urbanos, a tampa que lacra a rede, devido ao grande volume de água, foi projetada para fora, causando uma grande inundação no local, adentrando água nas residências das vítimas, causando danos em muros, paredes e portas. A água nas residências atingiu uma altura de aproximadamente 80cm. Insatisfeitos devido ao descaso para o problema, uma vez que em época de chuvosa constantemente acontece o mesmo problema, as vítimas fecharam a rua, fazendo barricadas com paus e pedras, e incendiaram pneus. Compareceram ao local representantes da Copasa, detectando que o problema não era da rede de esgoto, pertencente à Copasa, e sim da rede pluvial pertencente à secretaria de Serviços Urbanos. Compareceram ao local o pessoal da Esurb, procedendo a limpeza do local. As vítimas foram orientadas sobre procedimentos legais. Ao vosso conhecimento e providências cabíveis.



PASSEATA DOS MORADORES



Carlos Alberto Brito conta que os moradores da Rua Jardel Filho estão mobilizados para uma passeata que acontece hoje, quarta-feira, a partir das 9 horas da manhã, com saída da Jardel Filho, travessa da Avenida Ipanema. Ele ressalta que o objetivo dessa passeata é que alguma autoridade ou representante da prefeitura compareça ao local. Se isso não acontecer, a caminhada vai sair dos limites da Vila Regina indo em direção ao Centro da cidade.



– Se não comparecer ninguém da prefeitura, vamos invadir a cidade com cartazes e faixas exigindo que os nossos valores sejam respeitados - desabafa Carlinhos.

Compartilhar
E-MAIL:jornalismo@onorte.net
ENDEREÇO:Rua Justino CâmaraCentro - Montes Claros - MGCEP: 39400-010
O Norte© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por