Michelle Tondineli
Repórter
Praças e canteiros centrais de Montes Claros começam a ganhar novo visual, revitalizados por uma parceria entre a prefeitura, através das secretarias municipais de Meio Ambiente e Serviços Urbanos e a iniciativa privada. O trabalho está devolvendo à comunidade espaços públicos até então impraticáveis ao lazer, porque estavam mal cuidados e sem conforto. E o projeto mostra que, quando estimulado, o empresariado participa das ações, contribuindo para que a cidade seja melhor para se viver.
O programa Adote o verde está à disposição do empresariado, na secretaria de Meio Ambiente. Não há burocracia e o contrato é assinado na hora. A empresa participante fica responsável pela manutenção do logradouro, após sua recuperação física pelas secretarias de Serviços Urbanos (recuperação das instalações) e de Meio Ambiente, que cuida do paisagismo. O empresário assume a manutenção, promovendo limpeza diária e conservação da estrutura. A prefeitura fica responsável pelo pagamento das contas de água.
Segundo o arquiteto e diretor das áreas de prevenção, preservação e conservação ambiental, Ramon de Carvalho Guimarães, o projeto Adote um verde é responsável pelas praças e as áreas verdes do município.
- Dentro destas áreas verdes é necessário se concentrar, então o projeto adote um verde serve para trabalhar com a conservação dessas áreas, porque o custo de toda a área verde fica um pouco pesado para a prefeitura, e é necessário ter grandes equipes para realizar estas manutenções. No caso do adote o verde é interessante, porque a empresa vincula a propaganda dela na praça, em troca da manutenção dela. Por exemplo, estamos fazendo a praça Bom Jesus,e lá vai ter uma farmácia em frente que vai estar fazendo a adoção, existe toda uma documentação necessária para este acontecimento, explica.
Conforme Delber Antunes, chefe da seção de conservação patrimonial, é muito boa a resposta do empresariado ao Projeto Adote o Verde. Ele destaca que a ação eleva o conceito da empresa junto à sociedade.
- O contrato é fácil e está conforme a lei aprovada pela câmera, ele separa que a prefeitura é encarregado de fornecer a água da praça e a iluminação, e a empresa é encarregada de fazer a poda, manutenção, e irrigação da praça, tem as medidas corretas para a propaganda ser exposta – diz.
Ramom ainda conta que o projeto funciona a dois anos pela secretaria de meio ambiente, e a manutenção é das áreas verdes, se a empresa quiser custear, obras na praça, pode ajudar, e realizar a execução de obras, como tintas e outros materiais de construção.
- Outro fato importante é que a secretaria ou a empresa criam o projeto paisagístico da praça, a empresa tem toda a liberdade pra planejar o projeto da praça, pode colocar tudo - frisa.
Delber ainda fala que a árvore em nosso município ajuda, é necessário termos as áreas verdes bem cuidadas, com melhor qualidade de vida a população. Para fazer o contrato basta procurá-lo na secretaria de meio ambiente.
- Não existe uma seleção especifica da empresa. Mas sempre procuramos a anuência deles, de quem esta próximo a praça, pode ter mais de um patrocinador em cada praça. Vai variando, de acordo com a contribuição de cada um - afirma.
Ramom ainda acrescenta que o secretário Aramis Mameluque Mota, é um dos que mais apóia este projeto e pede muita ênfase a ele.
- Porque se os empresários valorizarem o projeto vamos conseguir mais patrocinadores e conseguimos desenvolver outros trabalhos e melhorando cada vez mais - diz.
PRAÇAS REFORMADAS OU EM OBRAS
Relatório da secretaria de Meio Ambiente aponta praças e canteiros centrais já recuperados ou em obras, e quem as adotou: canteiro central da Deputado Esteves Rodrigues – na altura da Vila João Gordo (Apollo Autopeças e Acessórios); Trevo Jason Souza Pereira, também na Deputado Esteves Rodrigues (Brandão e Leite); outro trecho de canteiro central da Deputado Esteves Rodrigues (Mendes Eletromecânica).
E, ainda, canteiro central da Cula Mangabeira, na altura do Bairro Santo Expedito (Freiopeças); Praça Nossa Senhora das Graças, em frente à Igreja São Norberto (Comercial Matão); divisória da Deputado Esteves Rodrigues, da Papaula à rua Santa Maria (Centro Educacional Pioneiro); Praça Jornalista Robson Costa, na avenida Deputado Esteves Rodrigues (Pontual Fomento Mercantil); Praça Madre Olmira Lacerda França, Delfino Magalhães (a ser adotada pelo Depósito Econômico);Trevo central da Floriano Neiva, do número 560 à Rua Alan Kardec (a ser adotado por Pneu Máximo Moc).
As praças Dr. Geraldo Magalhães Gomes, na rotatória da Unimontes, bairro Todos os Santos e a Saturnino de Almeida, Bairro Ibituruna foram adotadas pelas Faculdades Pitágoras de Montes Claros; trevo da Dulce Sarmento, após o trevo da Sion (Montes Claros Diesel); trevo da Mestra Fininha e Raul Corrêa (DMM Combustíveis); cruzamento das avenidas Herlindo Silveira, Fernando Caldeira Brant e Maria das Dores Barreto (Fertivida).
A reforma, que deve durar em torno de 90 dias, é uma reivindicação antiga da população de Montes Claros. Serão reconstruídos os sistemas de irrigação, iluminação e arborização. Novos bancos também vão ser instalados, dando melhores condições de conforto para os frequentadores do logradouro público.
Para mais informações sobre o projeto adote um verde ligue (38) 3212–3666.