Programa do Servas melhora qualidade de vida de crianças em Montes Claros

Jornal O Norte
Publicado em 09/02/2010 às 10:00.Atualizado em 15/11/2021 às 06:20.

O programa VitaVida, do Servas e governo de Minas, está melhorando a qualidade de vida de famílias em Montes Claros. A receita é simples; garantir que chegue a elas a banana-passa, um alimento nutritivo e saboroso, para complementar a alimentação. “É o alimento preferido dos meus filhos”, diz Rosilene Santos Silva, mãe de seis filhos, com idades entre 11 e 2 anos. “Meus filhos estão mais fortes. Dois deles tiveram anemia e melhoraram depois que começamos a receber a banana-passa”, disse. Além de consumir o produto puro, Rosilene ainda o utiliza para fazer bolos, farofa, bolinhos de chuva e vitaminas.



Esse resultado é garantido por uma estrutura montada em Montes Claros, onde a fábrica VitaVida trabalha em conjunto com a Arquidiocese e Associação de Apoio, Proteção e Amparo à Criança da (Aapac) que, por meio da Pastoral da Criança, faz o alimento chegar às famílias mais necessitadas.



O gerente de produção da fábrica, Rondineli Gomes, explica que a região é grande produtora de banana e o VitaVida recebe o excedente da fruta dos tipos caturra e prata. A fruta é recolhida nas propriedades rurais e, se necessário, é armazenada até que amadureça. Em seguida, é limpa, descascada e higienizada. Depois colocada em estufa por 12 horas, para que se transforme na banana-passa. São produzidos 600 quilos por mês. Após esse processo, é embalada em pacotes de 1,5 kg e repassadas à Aapac, que faz o alimento chegar às famílias.



O técnico em projeto da Aapac, Ricardo Guilherme Rodrigues Pereira, explica que a banana-passa é entregue para a coordenação da Pastoral da Criança de 16 paróquias, que conhece a realidade de cada bairro e identifica as famílias mais necessitadas. Todos os meses as crianças atendidas são pesadas. “Recebemos o relatório mensal e há também o relato das mães. O que ouvimos é que esse alimento faz a diferença. Há casos de crianças que já nem estavam andando direito e que voltaram a brincar depois de receber a banana-passa”, disse.



A coordenadora da Pastoral da Criança, Eliane de Souza, conhece a realidade das famílias atendidas no bairro Delfino Magalhães, onde mora. “Quando a banana chega, é uma festa. As crianças da casa se juntam para comer. Essa banana, além de ser um alimento forte, que ajuda no ganho de peso, ainda leva alegria às crianças. É um alimento gostoso que está melhorando a qualidade de vida dessas famílias”, disse.



Além de ser nutritivo e garantir ganho calórico, o diferencial da banana-passa é o sabor, que agrada as crianças. De olho nessa característica, as agentes da Pastoral da Criança desenvolveram uma série de receitas que mistura a banana-passa a outros alimentos também ricos em nutrientes e que nem sempre são apreciados pelas crianças, como o ora pro nobis e a abobrinha. Para incentivar as famílias, para o Dia das Mães, está programado um concurso de receitas com a banana-passa.



O arcebispo de Montes Claros, Dom José Alberto Moura, ressalta que a iniciativa é um importante instrumento para melhoria da qualidade de vida de famílias da região. “A banana-passa tem se mostrado um importante complemento alimentar que tem revertido quadros de raquitismo e inanição, influindo diretamente na qualidade de vida das crianças”, disse.



O coordenador do Programa VitaVida, Marcelo Lanna, relata que a localização das fábricas VitaVida foi definida para atender as regiões mais pobres e com excedente na produção agrícola. “A fábrica do VitaVida Montes Claros trabalha com um modelo diferente. Nas outras, a produção atende instituições. Em Montes Claros, o Servas, por meio de  convênio com a Aapac e Arquidiocese, faz o alimento chegar diretamente às famílias que mais precisam”, disse.



O presidente da Associação Central dos Fruticultores do Norte de Minas, Dirceu Colares, é produtor rural e doador de banana para a fábrica da região. Antes, o excedente virava composto orgânico. “A fruta está recebendo uma destinação mais nobre. Há o componente da solidariedade. E a fruta doada em perfeitas condições”, disse.



O VitaVida é um programa do Servas que distribui complemento alimentar desidratado, produzido a partir de excedentes de legumes, cereais e frutas doados por produtores agrícolas e comerciantes. Reestruturado a partir de 2003, pela presidente do Servas, Andrea Neves, e pelo Governo de Minas, o programa passou a adotar a tecnologia de desidratação, em substituição à forma pastosa, utilizada desde 1998. Com isso, houve ampliação da produção e da qualidade.



São mais de 11 milhões de refeições produzidas e distribuídas gratuitamente de 2003 até o primeiro semestre de 2009. Além do mix de vegetais, o VitaVida, anteriormente chamado VitaSopa, distribui batata, cenoura, mandioca e banana-passa desidratados.



Os itens podem ser usados em massas, purês, pastas e base para pães e bolos, entre outros, e são distribuídos para centenas de entidades como creches, instituições de longa permanência para idosos, centros de recuperação de dependentes químicos, casas-lares, unidades da Santa Casa e da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae).



Além da unidade construída pelo Governo de Minas em Contagem, na sede da Centrais de Abastecimento de Minas Gerais S/A (Ceasa-MG), três fábricas do programa funcionam em Janaúba, Montes Claros e Uberaba.



No site do programa podem ser acessadas receitas, inclusive com a banana-passa, testadas na cozinha experimental do VitaVida. (Fonte: Agência Minas)

Compartilhar
Logotipo O NorteLogotipo O Norte
E-MAIL:jornalismo@onorte.net
ENDEREÇO:Rua Justino CâmaraCentro - Montes Claros - MGCEP: 39400-010
O Norte© Copyright 2025Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por