O Secretário de Estado da Saúde de Minas Gerais, Marcus Pestana, estuda proposta de adiamento por 90 dias do prazo para a adequação dos hospitais filantrópicos ao Programa Nacional de Reestruturação e Contratualização dos Hospitais Filantrópicos. A reivindicação foi feita ao secretário pelo presidente da Associação dos Hospitais de Minas Gerais (AHMG), Carlos Eduardo Ferreira, durante reunião realizada em Belo Horizonte.
Até então, o pagamento era destinado a cada uma dessas entidades filantrópicas, conforme os procedimentos realizados por elas. Agora, esse sistema vem sendo alterado e passará a ser baseado e vinculado a uma pactuação, que é integrada às políticas hospitalar no Estado.
O Secretário de Estado de Saúde, Marcus Pestana, acredita que a política de contratualização por procedimento é uma medida correta. “Mas é preciso ser bem feita para que a decolagem aconteça com segurança”, adverte ele, ao alertar que a solicitação da AHMG é legítima, uma vez que os gestores dos hospitais filantrópicos ainda têm muitas dúvidas acerca das mudanças propostas.
Para que haja a interação, o esclarecimento do processo; suas vantagens e desvantagens, a Santa Casa de Montes Claros e Hospital Aroldo Tourinho realizarão a “1ª reunião de hospitais e médicos sobre contratualização dos serviços assistênciais”.
O evento que acontecerá dia 01 de março no auditório da CDL às 19:30 ( Av. Sidney Chaves, 447),será coordenado pela advogada Kátia Regina de Oliveira Rocha, especialista em Direito Administrativo e representante da Associação dos Hospitais de Minas Gerais.
A Santa Casa e o Hospital Aroldo Tourinho ressaltam que o objetivo do encontro é debater sobre a prestação da assistência à saúde na região, no âmbito do interesse dos usuários e gestores municipais, com a necessária sustentabilidade aos prestadores.
Participarão do encontro médicos, secretários municipais de Saúde, diretorias dos hospitais, técnicos e diretores das gerências regionais de Saúde de Montes Claros, Januária e Pirapora, promotoria pública, advogados das organizações, delegado do CRM de Moc e conselho municipal de Saúde.
Fonte: A.I. Santa Casa