Logotipo O Norte
Segunda-Feira,28 de Abril
Cidade

Proerd forma cerca de 1.700 alunos em Montes Claros

Programa é baseado na ação contra as drogas realizada nos Estados Unidos em 1983

Leonardo Queiroz
Publicado em 11/12/2023 às 19:00.

Na última semana, cerca de 2.500 pessoas compareceram no Ginásio Poliesportivo Tancredo Neves, em Montes Claros, para a formatura de cerca de 1.700 estudantes do Programa Educacional de Resistência às Drogas (Proerd) em duas formaturas integradas das escolas do município e do estado. 

O Proerd é uma iniciativa da Polícia Militar de Minas Gerais, com base no Projeto Drug Abuse Resistance Education — Educação sobre resistência ao abuso de drogas (D.A.R.E.), implantado inicialmente em Los Angeles, nos Estados Unidos, em 1983; atualmente presente em mais de 58 países do mundo.

Com a proposta de fomentar o adolescente que está saindo do âmbito escolar a ser protagonista da sua história, o Proerd tem como objetivo ensinar os jovens resistirem às drogas, e também às ofertas de certas pressões dos grupos, e de atos violentos. 

O capitão Frederico Lima Lessa, chefe da sessão de planejamento da 11ª RPM, explica que é uma grande comemoração — “São 20 anos de implantação do Proerd e temos hoje uma grande formatura integrada em dois momentos com todas as escolas municipais e estaduais. Esse é comprovadamente um programa de sucesso. As forças policiais, normalmente a polícia militar, como uma ferramenta de prevenção, de erradicação, que retira essas crianças das situações de risco, de perigo, do primeiro contato com o mundo das drogas e com a violência. Então é um programa importantíssimo para formar cidadãos, formar uma sociedade mais direita, mais segura”, diz.

“Uma situação que preocupou a sociedade nos últimos meses foi a questão de possibilidade de ataques em escolas. O Proerd contribuiu de alguma forma para a conscientização desses jovens, dessas crianças e das famílias. Sobremaneira, além de ser um programa educacional, um programa que insere a polícia militar, a força policial dentro da sociedade, junto com as nossas crianças e leva também essa prevenção com a presença da polícia militar diariamente em todos os turnos dentro das escolas. Isso causa conforto, segurança, leva maior segurança”, completa o Capitão Lessa. 

A secretária municipal de Educação de Montes Claros, Jane Veloso Rodrigues, explica que esse é um momento importante “Essa é uma parceria de sucesso de muitos anos com o Programa Educacional de Enfrentamento às Drogas. É um programa importante porque prepara essas crianças para viver lá fora, para que elas tenham cuidado e para que elas entendam os malefícios que a droga traz. É um programa que prepara estudantes, servidores e família. É uma união de esforços”, comenta. 

Lúria Emanuele Viana Gomes, formanda do 5° Oito da Escola Municipal Mestra Fininha, conta que o Proerd é excelente para as crianças — “É um programa que influencia as crianças a não irem para o mal caminho, que no caso é o caminho das drogas. Eu acho muito legal essa iniciativa. Eles fazem algumas dinâmicas muito legais e fazem com que nos desenvolvamos cada vez mais, cada dia”.

Compartilhar
E-MAIL:jornalismo@onorte.net
ENDEREÇO:Rua Justino CâmaraCentro - Montes Claros - MGCEP: 39400-010
O Norte© Copyright 2025Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por