André Senna
Colaboração para O NORTE
A direção do Procon - Programa municipal de defesa do consumidor reuniu-se na tarde de sexta-feira com representantes de agências bancárias de Montes Claros. O objetivo foi discutir os direitos dos usuários das instituições na cidade e o constante número de reclamações. Foi proposto pelo coordenador do Procon, advogado Leandro Aguiar, a criação de uma linha direta com tentar resolver os problemas com maior rapidez.
Quanto à lei que estipula no máximo 15 minutos de espera nas filas bancárias, a Fenabran - Federação brasileira dos bancos (Fenabran) ganhou liminar que anula temporariamente a determinação e o mérito será apreciado pelo ministério público. Entretanto, os bancos em Moc vêm desenvolvendo programas de atendimento ao consumidor e treinamento de pessoal para estar apto e de acordo com a lei.
Um dos principais desafios dos bancos é conseguir que os clientes passem a utilizar mais os caixas eletrônicos e a internet. Segundo os representantes dos bancos Itaú, Brasil, Caixa Econômica Federal, Real e do Nordeste, presentes à reunião, o problema da demora nas filas seria facilmente resolvido com a adesão dos clientes aos sistemas. Porém, ressaltaram que, apesar de todo investimento em segurança, os usuários ainda preferem o atendimento pessoal, direto no caixa.