Procon diz que consumidor deve observar propagandas sobre promoções

Jornal O Norte
Publicado em 10/01/2007 às 09:09.Atualizado em 15/11/2021 às 07:55.

Samuel Nunes


Repórter


samuelnunes@onorte.net






As festas de fim de ano terminaram, mas as promoções não. Nos supermercados, os produtos natalinos chegam a ter descontos de até 60%. Os comerciantes querem esvaziar as bancas. É hora de promoção.





No entanto, muitas pessoas estão reclamando dos descontos que, na prática, não estariam acontecendo.





– Fui a uma destas promoçoes, avisada pela propaganda na televisão, para comprar um purificador de água , mas o desconto anunciado de 70% não valia para o produto. Senti que estava sendo enganado.


A reclamação é do autonomo, Moisés Soares, que teve que adiar mais uma vez o sonho de ter em sua casa o produto que, na opinião dele, seria extremamente importante e econômico para a sua familia.





- Uma vez que eu esperava que a conta de luz de minha casa diminuisse no valor, com a aquisição do purificador, já que a geladeira ficaria com a porta fechada por um tempo maior economizando energia.


A mesma reclamação é do também autonomo Marcos Vinicius Mendes, que tinha a pretensão de comprar alguns moveis para a cozinha, mas preferiu adiar o objetivo uma vez que a promoção de 70% não o ajudaria a comprar os produtos.





- O preço continua alto.



PROCON





O Norte ouviu na manhã de ontem, o técnico do Procon - Programa municipal de defesa do consumidor, Leonardo Duarte Magalhães. De acordo com ele, o que está sendo divulgado é que os descontos são de até 70%, abrindo precedentes e podendo as lojas veicular esse tipo de propaganda. Leonardo diz que se fosse divulgado 70% de descontos o consumidor poderia reivindicar os seus direitos, mas que, nesse caso, não.





Ele diz ainda que o consumidor precisa ficar atento se de fato está comprando nessas promoções produtos de estoque ou de mostruário.





- Quanto aos últimos, é importante que eles tenham todas as informações como, por exemplo, as características que podem ser diferentes, um arranhão ou uma outra danificação - diz.





O técnico do Procon explica ainda que cabe ao consumidor ficar atento ao que de fato está sendo colocado na propaganda e também avaliar ainda o produto, preço e, sobretudo, observar na opção da compra à vista se a taxa de desconto está sendo efetivada de acordo com o vendedor ou a propaganda.

Compartilhar
Logotipo O NorteLogotipo O Norte
E-MAIL:jornalismo@onorte.net
ENDEREÇO:Rua Justino CâmaraCentro - Montes Claros - MGCEP: 39400-010
O Norte© Copyright 2025Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por