Samuel Nunes
Repórter
samuelnunes@onorte.net
O presidente do Sicoob Central Crediminas e do Sicoob Brasil, Heli de Oliveira Penido, esteve reunido com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva em Brasília. Ouvido pelo O Norte na manhã de ontem, ele disse que o encontro com o presidente da república contou ainda com a presença do presidente da Organização das Cooperativas Brasileiras, Márcio Lopes de Freitas e do coordenador do Conselho Especializado de Crédito Manoel Messias Silva. Segundo Heli Penido, o encontro durou cerca de uma hora e contou com as principais lideranças do cooperativismo de crédito.
– Os representantes do cooperativismo de crédito saíram do encontro entusiasmados. O presidente Lula continua acreditando na ação do cooperativismo para a melhoria da sociedade brasileira. Segundo Heli Penido, os resultados evidenciam que, de forma responsável, o cooperativismo está obtendo avanços que asseguram a implementação da gestão profissional e das normas prudenciais mesmo com as limitações diversas, principalmente as de ordem legal, o que, de acordo com Heli Penido, credencia as cooperativas de crédito a apresentar um conjunto de importantes reivindicações.
REIVINDICAÇOES
Segundo Heli Penido, entre as reivindicações solicitadas junto ao presidente Lula no âmbito do congresso nacional, estão o deslocamento do adicional de 2,5% sobre a folha de pagamento, hoje devido ao INSS, para o Sescoop- Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo, regulamentação do Sistema Nacional de Crédito Cooperativo, no âmbito do artigo 192 da constituição federal e a aprovação de projeto de lei que assegura o acesso das cooperativas de crédito diretamente ou via bancos cooperativos a recursos do Fundo de Amparo ao Trabalhador.
Heli Penido diz que no âmbito do poder executivo foi pedido ao presidente Lula acesso ao crédito rural diretamente ou por meio dos bancos cooperativos, aos recursos dos fundos constitucionais e crédito para habitação rural, por meio das cooperativas de crédito. – Ao despedirmos do presidente Lula, dissemos ao ele que o cooperativismo de crédito ainda pode contribuir muito mais para o crescimento e o desenvolvimento da sociedade brasileira. Destacamos, mais uma vez, a notória e expressiva atuação deste governo no intuito de fortalecer o cooperativismo de crédito em nosso país e ressaltamos também os nossos sinceros votos de agradecimentos, conclui.