Samuel Nunes
Repórter
A Orgamontes - Organização das associações de Montes Claros, criada há dois anos, de acordo com o seu presidente Virgílio de Barros Filho, tem o objetivo de prestar assessoria a diversas entidades, principalmente as da zona rural.
Barros, como é conhecido no meio comunitário, diz que, no momento, 130 associações estão filiadas à Orgamontes, sendo que essas recebem todo amparo jurídico para desenvolver suas atividades.
- A intenção é continuar elaborando projetos para melhorar a vida das comunidades, auxiliar na formação do estatuto de novas associações, fazer consulta da situação cadastral das instituições e ainda ajudá-las com assistência jurídica de graça. Outra função da Orgamontes é oferecer cursos de capacitação para pequenos produtores rurais.
Barros destaca o apoio, considerado por ele incondicional, da Funorte e Soebras que, na pessoa do deputado estadual Ruy Muniz, DEM, têm dado todo apoio ao trabalho desenvolvido pela Orgamontes e cita o título de utilidade pública estadual concedido à entidade, fruto do trabalho desempenhado pelo deputado Ruy Muniz na assembleia legislativa de Minas Gerais.
Barros revela que para o ano de 2010 a expectativa é de muito trabalho objetivando alcançar algumas metas, como a execução de projetos visando à geração de emprego e renda por meio de cursos profissionalizantes, que poderão ser levados para as associações filiadas à Orgamontes.
O líder comunitário ressalta ainda as parcerias com algumas entidades ao longo do ano, como a Fiemg- Federação das indústrias do estado de Minas Gerais-regional Norte, e fala do anseio por outras parcerias com entidades como a Codevasf e a Emater.
- Temos realizado o trabalho frente à Orgamontes da melhor forma possível. Implantamos, por exemplo, no Bairro Jardim Europa uma horta comunitária para cinco famílias. Fica o agradecimento a todas as entidades filiadas e ao deputado Ruy Muniz, que não tem medido esforços no sentido de ver a nossa entidade cada mais fortalecida - conclui.