Ricardo Júnior
Colaboração para O NORTE
O novo presidente da Coordenadoria das Organizações e Associações de Moradores do Município de Montes Claros (CORDAM), o funcionário público aposentado pela FUNASA (47 anos), Francisco José Leite Fernandes, conhecido como Chiquinho Leite, assumiu as 350 associações afiliadas, cobrando do prefeito Luiz Tadeu Leite sua promessa de campanha, que prometeu levantar o movimento comunitário. Ele está levantando as prioridades de cada bairro da cidade, para organizar uma assembléia com os moradores, executivo, vereadores e principalmente o Conselho Municipal de Assistência Social (CMAS), que é o responsável para o repasse de verbas das entidades para o Governo Estadual.
O trabalho do presidente da CORDAM, que é sem remuneração, presta assessoria as associações filiadas, no processo de eleição e posse das assessorias executivas de cada associação de bairro, criando projetos para verbas de subvenção aos Deputados Estaduais. Estes projetos são de extrema importância, já que proporciona melhoria de vida aos moradores como: lavanderias, padarias e escolas de informáticas comunitárias, entre outras. Também as reivindicações da Zona Rural, através da CORDAM, é repassada à Prefeitura Municipal de Montes Claros. As principais prioridades são calçamento, asfalto, rede de esgoto, médicos nos postos de saúde e transporte escolar, entre outros.
Chiquinho aproveitou a entrevista ao Jornal o Norte de Minas para alertar os presidentes de associações de moradores de bairro, sobre a declaração do imposto de renda. Ainda que não tenham fins lucrativos, têm que declarar o imposto como isentos. Os que não fazem, são passível de multa pela Receita Federal, sem poder receber seus benefícios.