· Mais de 20 dias já se passaram, mas Antônio Souza Silva, 48 anos, popularmente conhecido como Tone do Chapéu, ainda fala com orgulho, entusiasmo e emoção de ter participado da 84ª corrida de São Silvestre que ocorreu no último dia de 2008. Revela que para os atletas, a receptividade do povo paulistano não poderia ter sido melhor.
- Logo cedo, no dia 31 de dezembro, as ruas da cidade já anunciavam pela chegada do espetáculo, principalmente a Avenida Paulista, ponto de chegada e partida de quinze mil corredores de várias partes do mundo. Para mim, que sou de origem humilde foi uma alegria indescritível ter representado às minhas origens e, sobretudo, a cidade que eu amo que é Montes Claros - afirma.
Tone do Chapéu exibe com orgulho a medalha que ganhou por ter participado da 84ª corrida de São Silvestre (foto: Xu Medeiros)
TREINOS
Tone do Chapéu revela que foram mais de oito anos de espera para ter condições de participar da prova. Com emoção, diz que com a ajuda de amigos conseguiu pagar as passagens de ida e volta para São Paulo e realizou um sonho.
O atleta que também divide o seu tempo como presidente da Associação de catadores de material reciclável da cidade, perguntado se existe algo em comum com estas duas atividades, explica que sim, pois, ambas exigem um ótimo condicionamento físico.
- Trabalho mais de oito horas por dia andando por muitos bairros da cidade catando material reciclável e também direciono com carinho uma entidade da qual me orgulho de fazer parte. Encontro forças para me dedicar a fazer algo que também é a minha paixão que é o atletismo - diz.
Tone do Chapéu foi o atleta de número 14.265 na corrida, tendo completado todo o percurso da prova com um tempo de 1 hora, 20 segundos e 29 milésimos. O atleta também já participou em três oportunidades da também tradicional Volta na Lagoa da Pampulha, em Belo Horizonte. (SN)