Presépio: uma tradição natalina

Jornal O Norte
Publicado em 19/12/2006 às 10:28.Atualizado em 15/11/2021 às 08:46.

Faltando menos de uma semana para o natal algumas residências da cidade já começam a se enfeitar com símbolos natalinos



Samuel Nunes


Repórter


samuelnunes@onorte.net





Em quase todos os países do mundo as pessoas montam árvores de Natal para decorar casas e outros ambientes. Em conjunto com as decorações natalinas, as árvores proporcionam um clima especial neste período. Outro importante componente no contexto de natal são os presépios, que representam como foi o local do nascimento do Menino Jesus. Estes podem ser de várias formas e tamanhos, existindo até alguns em tamanho real.



SIGNIFICADO



A palavra presépio significa um lugar onde se recolhe o gado, curral, estábulo. Contudo, esta também é a designação dada à representação artística do nascimento do Menino Jesus num estábulo, acompanhado pela Virgem Maria, São José, uma vaca e um jumento. Por vezes acrescentam-se outras figuras como pastores, ovelhas, anjos, os Reis Magos, entre outros. Os presépios são expostos não só em Igrejas, mas também em residências e até mesmo em locais públicos.



São Francisco de Assis foi quem teve a idéia de fazer objetos com barro que representasse o nascimento do Menino Jesus. O santo montou um presépio de palha com uma imagem do Menino Jesus e os jumentos vivos por perto. Tudo isso para representar um Natal mais verdadeiro e presente para as pessoas. Com o passar do tempo os presépios foram recriados e começaram a fazer parte da tradição da maioria dos países europeus, até chegar ao Brasil.



MONTES CLAROS



Em Montes Claros, assim como em outras cidades, é comum pessoas de todas as classes sociais fazer dos dias que antecedem o Natal e deste dia tão especial em todo o mundo, não apenas de festa, mas, sobretudo uma lembrança do nascimento do Menino Jesus. No bairro Nossa Senhora de Fátima, mais precisamente na Rua José Joaquim Pereira, o aposentado Eurico Gomes de Brito, de 73 anos de idade, mais conhecido no bairro como Tico, é um exemplo desse tipo de devoto. Demonstrando amor e consciência religiosa, há mais de 11 anos Eurico reserva um espaço da sua casa para colocar o presépio, sendo que o diferencial a altura, que chega a quase dois metros.



- Gosto de colocar o presépio em minha casa já que Natal é uma data muito especial para todos nós. Sou católico desde meu nascimento e enquanto eu viver vou continuar colocando. Casado há 53 anos com a também aposentada Ana Lisboa, com quem tem 7 filhos, Eurico afirma que gasta aproximadamente 24 metros de plástico para fazer o presépio. De acordo com ele, todo trabalho é recompensado ao ver sua casa com um dos símbolos mais importantes do Natal. Eurico diz que recebe apoio importante de sua esposa, o que para ele é fundamental, já que todos os anos o presépio em sua casa já é tradicional.



- Nesta data tão importante para todos nós, aproveito a oportunidade para desejar a toda minha família e a toda cidade de Montes Claros, Feliz Natal e um próspero ano-novo, cheio de muita paz e realizações - conclui.

Compartilhar
Logotipo O NorteLogotipo O Norte
E-MAIL:jornalismo@onorte.net
ENDEREÇO:Rua Justino CâmaraCentro - Montes Claros - MGCEP: 39400-010
O Norte© Copyright 2025Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por