Cida Santana
Colaboração para O NORTE
Na volta às aulas, segunda-feira, dia 08, os alunos do Sistema Municipal de Educação vão encontrar as escolas reformadas, com toda infra-estrutura necessária para o bom andamento das atividades. A Prefeitura de Montes Claros, através da Secretaria de Educação, investiu mais de R$ 5 milhões nas reformas, e na construção de novas escolas.
Foram reformadas 39 unidades de ensino nas zonas rural e urbana, entres escolas, Centros de Educação Infantil (CEMEis) e Centros de Atenção Integral à Criança (CAICs). Foram feitos serviços de pintura, elétricos, hidráulicos, troca de telhado, reforma de mesas e carteiras, consertos de portas e fechaduras, dentre outras medidas que vão proporcionar mais conforto para os alunos.
A Escola Municipal Caio Lafétá, no distrito de Ermidinha, está com prédio e mobiliários novos. O investimento naquela localidade foi de R$ 1 milhão. O novo prédio conta com 10 salas de aula, biblioteca e laboratório de informática, além da parte administrativa e cantina. Os alunos de Ermidinha passam a contar, também, com uma moderna quadra poliesportiva coberta.
Além disso, foram construídas na Escola Municipal Caio Lafetá, rampas para portadores de deficiências. A iniciativa demonstra a preocupação da administração com o atendimento a todos os alunos, dentro do conceito da educação inclusiva.
Outro serviço agilizado foi a limpeza das caixas d’água dos prédios escolares. Segundo o chefe de Divisão de Logística e Infra-estrutura da Secretaria Municipal de Educação, Antônio Eleutério, o objetivo é realizar as limpezas das caixas d‘água, evitando contaminação. A medida também fortalece a prevenção contra o surgimento de focos do mosquito da dengue.
Para oferecer maior segurança aos alunos e servidores, em muitas escolas os muros estão sendo elevados e recebendo instalação de cercas de segurança sem eletricidade (concertinas). O objetivo principal é prevenir contra furtos e roubos nos educandários.
Com o objetivo de padronização das escolas municipais e prestar uma homenagem à cidade, os prédios do Sistema Municipal de Ensino estão recebendo pintura com as cores da bandeira de Montes Claros (verde, azul e branco). O chefe de Logística, Antônio Eleutério explica que, além de padronizar as cores, a medida visa diminuir custos.
A secretária municipal de Educação, professora Mariléia de Souza avalia que a expectativa é que o ano letivo de 2010 seja de grandes avanços tanto parte pedagógica, quanto na estrutura e organização.
- Estamos trabalhando para proporcionar aos nossos alunos uma melhor qualidade de ensino. Para isso, é importante que todos encontrem as escolas em boas condições. Isso estimula e motiva nossas crianças - concluiu Mariléia.