População do Mangues reclama falta de estrutura: segundo moradores, com a sujeira do bairro, cobras, escorpiões, ratos e baratas são uma ameaça à vida humana

Jornal O Norte
Publicado em 18/07/2006 às 10:44.Atualizado em 15/11/2021 às 08:39.

Samuel Nunes


Repórter


samuelnunes@onorte.net



Em mais uma ronda por Montes Claros, O Norte esteve outra vez no bairro Mangues, localizado na região sul da cidade onde, há aproximadamente três meses, os moradores reclamavam de falta da infra-estrutura.






Moradores dizem que a prefeitura tem que olhar com mais atenção e carinho para os problemas de infra-estrutura existentes no bairro (foto: Wilson Medeiros)



O bairro surgiu em meados de 1998 onde, na época, moravam aproximadamente 48 famílias. O tempo passou e, atualmente, conta com um contingente populacional de aproximadamente 278 famílias.



De acordo com o comerciante Luiz Soares, algumas melhorias têm sido realizadas pela atual administração, como a linha de ônibus que foi solicitada e que já está funcionando. No entanto, algumas reclamações registradas na edição de O Norte do dia 27 de abril deste ano ainda não foram atendidas.



Segundo moradores, o bairro carece de melhorias como cascalhamento das ruas, colocação de meio-fio e uma limpeza geral. O morador Luiz Soares diz que existem ruas que precisam de postes de luz, pois algumas ainda não têm iluminação. Ele diz ainda que em época de chuva muitas ruas ficam intransitáveis.



Na opinião de Elizabeth Souza Amaral, que mora no Mangues há mais de um ano, a prefeitura tem que olhar com mais atenção e carinho para os problemas de infra-estrutura existentes no bairro. De acordo com ela, a poeira e a quantidade de lixo e entulho fazem com que muitas crianças tenham problemas de gripe, bronquite e alergia.



- Nosso bairro está em estado precário e em muitas casas não tem nem rede de esgoto. Queremos uma solução para estes e outros problemas, diz.



Outra reivindicação feita por Elizabeth é quanto à necessidade de passar todos os dias um caminhão-pipa para molhar as ruas e amenizar a poeira do bairro. Ela diz ter esperança que este pedido seja atendido pela administração municipal.



TRIBUTOS EM DIA



A assessoria de comunicação da prefeitura informou a nossa reportagem no mês de abril que o plano de asfaltamento do município dependia de recursos que a administração vinha tentando conquistar por meio de convênios com o governo federal e estadual. No entanto, segundo a Ascom, uma forma de garantir o cumprimento do plano de metas e de viabilizar o asfaltamento das principais vias de acesso da cidade seria através do aumento da arrecadação de tributos. 



Segundo a prefeitura, todo contribuinte poderia colaborar pagando em dia seus tributos, como IPTU, o que permitiria o asfaltamento de vias públicas.



NADA FOI FEITO



No que diz respeito à iluminação, a Ascom informou que em cumprimento ao convênio firmado entre a administração e a Cemig, até o final de 2006 Montes Claros teria 100% de iluminação pública. Ainda naquela época, a Ascom disse que a prefeitura seguia cronograma de trabalho através da secretaria de Serviços Urbanos, sendo que estava previsto a limpeza e retirada de lixo e entulho no Mangues, e no Santa Rafaela o patrolamento e encascalhamento das vias de acesso aos dois bairros a partir da segunda quinzena de maio. Segundo os moradores o serviço ainda não foi feito. Sobre o pagamento do IPTU que permitiria o asfaltamento de vias públicas, alguns afirmam que sempre pagam o imposto e que, portanto já teriam que começar a receber benfeitorias.



SUJEIRA



José Luiz Gonçalves também é morador do Mangues há mais de seis anos. Ele também fala da necessidade de uma limpeza geral, pois com a quantidade de lixo e entulho em alguns lotes vagos, animais como cobras, escorpiões, ratos e baratas dentre outros têm feito a festa. Segundo ele os moradores também podem colaborar na limpeza do bairro não jogando lixo em lotes, mas a prefeitura tem que oferecer uma contrapartida e uma limpeza completa precisa ser feita o mais rápido possível. Ele diz ainda que até mesmo animais mortos são jogados em lotes vagos atraindo urubus.



SOLUÇÕES



A Ascom informou que o secretário municipal de Planejamento, Guilherme Guimarães disse que o Bairro Mangues será um dos beneficiados pela canalização do Córrego Vargem Grande, cuja obra inclui interceptores de esgotos e urbanização da área, com iluminação e asfalto nas ruas laterais do córrego. Segundo a Ascom, com esses serviços, a prefeitura atende a grande parte da população do bairro, no que se refere aos problemas reclamados ressaltando, ainda, que a prefeitura concluiu o projeto até o Anel Rodoviário Sul, antes previsto apenas até a avenida Nossa Senhora de Fátima, aumentando a obra em mais um quilômetro e meio.



Os investimentos somam, ao todo, R$ 3,8 milhões. Com relação à limpeza no bairro, o gerente de Serviços Urbanos, Fabiano Oliveira, informou que a secretaria fez o serviço de roçamento naquela região e que a retirada do entulho, como foi feito no ano passado, irá obedecer o cronograma de atividades.



No caso dos lotes vagos, ele esclareceu que a limpeza é de responsabilidade dos proprietários. Cabe à prefeitura notificar o dono do terreno e se, mesmo assim, o serviço não for feito, a secretaria faz a limpeza e emite a cobrança. Fabiano Oliveira informou, também, que a coleta de lixo no bairro é feita três vezes por semana. Ele ressaltou que a participação da população é fundamental na manutenção da limpeza, evitando jogar lixo nas ruas e nos lotes vagos.

Compartilhar
Logotipo O NorteLogotipo O Norte
E-MAIL:jornalismo@onorte.net
ENDEREÇO:Rua Justino CâmaraCentro - Montes Claros - MGCEP: 39400-010
O Norte© Copyright 2025Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por