Residências protegidas

Polícia dá orientações para quem for viajar de férias neste início de ano

Leonardo Queiroz
Publicado em 16/01/2023 às 22:41.
Hábito comum de muitas pessoas ao viajar, deixar as luzes da residência acesas ajuda criminosos a identificar que casa está vazia. (LEONARDO QUEIROZ)

Hábito comum de muitas pessoas ao viajar, deixar as luzes da residência acesas ajuda criminosos a identificar que casa está vazia. (LEONARDO QUEIROZ)

Janeiro é um período de férias para muitas famílias. O recesso escolar dos filhos e aquela pausa no trabalho são uma ótima oportunidade para se organizar e viajar. Porém, para muitos, o que deveria ser uma diversão pode acabar em uma dor de cabeça se não forem adotadas medidas de segurança ao deixarem as residências. 

Segundo dados do 11° Departamento de Polícia Civil de Montes Claros, ao longo de 2021, 971 furtos a casas foram registrados em Montes Claros. Em 2022, até o dia 31 de dezembro, foram notificadas 1.107 ocorrências, somando um aumento de 12% nos furtos. 

O documento também revela um aumento de 4% em relação a furtos em apartamentos. Ao longo de 2021 foram registrados 71, enquanto em 2022 houve 74. 

A delegada Francielle Drumond explica que em janeiro, por ser um período de férias, as famílias viajam e as residências ficam vazias por um longo período. 

“Isso traz uma preocupação natural em relação à segurança das casas porque nesse período é comum ocorrer um aumento dos crimes patrimoniais, sobretudo os crimes de furto”. 

Para que a família possa descansar com tranquilidade, é necessário que pequenos cuidados sejam tomados para evitar maiores transtornos. A Polícia Civil orienta que antes de viajar, um vizinho de confiança seja informado da ausência, bem como os dias de saída e retorno. 

“O fortalecimento dessa rede de vizinhança faz com que qualquer movimentação estranha na residência leve a polícia a ser chamada com rapidez, e as providências sejam imediatamente tomadas”, explica a delegada. 

As luzes da residência não devem ser deixadas acesas durante a viagem, pois isso pode chamar a atenção e indicar ausência de moradores. 

“Se possível, instale temporizadores que podem ser monitorados para acenderem e apagarem durante certos períodos. Se for possível, desligue a campainha. Pessoas mal intencionadas ficam sondando casas vazias durante o dia. Se a campainha estiver desligada, não saberão se a casa está vazia. Nunca deixe o cadeado fechado do lado de fora”, completa. 

“Sempre deixe uma cópia da chave da residência com um familiar de confiança e peça que ele faça visitas constantes na sua residência”, ensina.  

Outra dica é tomar cautela com o que é divulgado nas redes sociais, sobretudo no que diz respeito ao planejamento da viagem, como datas da ida e da volta.   
 
Dicas 
- Peça a vizinhos para recolherem a correspondência 
- Não deixe as luzes de casa acesas ao viajar 
- Tranque, além das portas da rua, as dos demais cômodos, para dificultar o acesso dos ladrões 
- Cortinas nas janelas são importantes, pois podem dificultar a visão do interior da moradia 
- Verifique a presença suspeita de pessoas na rua, sempre, antes de sair ou entrar em casa. 

Compartilhar
Logotipo O NorteLogotipo O Norte
E-MAIL:jornalismo@onorte.net
ENDEREÇO:Rua Justino CâmaraCentro - Montes Claros - MGCEP: 39400-010
O Norte© Copyright 2023Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por