Samuel Nunes
Repórter
samuelnunes@onorte.net
Quem passava na manhã desta quinta-feira pela Avenida Mestra Fininha, em frente a Santa Casa, parou para observar o minucioso trabalho realizado pelos funcionários da Cemig - Companhia Energética de Minas Gerais, podando uma árvore de mais de 15 metros de altura localizada próxima à rede elétrica. A agente comercial da Cemig, Maria de Lurdes Lima da Fonseca, explica que o trabalho de poda é de responsabilidade da prefeitura. No entanto, observa que, quando a rede elétrica é tocada, o risco de acontecer um acidente através de curto circuito é eminente e a estatal realiza este trabalho.
Funcionários da Cemig podando árvore em frente o
hospital Santa Casa (foto: Wilson Medeiros)
Uma árvore pode ser considerada uma condutora de energia. Portanto, traz perigos à rede elétrica e, em época de chuva, pode ocasionar o desligamento de toda a rede.
A Cemig informa que quem desejar cortar uma arvore próxima a rede elétrica pode ligar para o telefone 116. A ligação é gratuita.
A arborização urbana proporciona a absorção de gases e poeira, a proteção contra a ação dos ventos, a diminuição da poluição sonora e a ambientação da fauna.
