cidade

PM divulga campanha de violência contra mulher

Ação ocorre no estande da Polícia Militar dentro das atividades da 50ª Expomontes

Leonardo Queiroz
leonardoqueiroz.onorte@gmail.com
Publicado em 05/07/2024 às 21:41.
“Você Não Está Sozinha”: Por meio da arte, a polícia promove uma reflexão profunda sobre a eliminação da violência contra mulheres e meninas (Leonardo Queiroz)

“Você Não Está Sozinha”: Por meio da arte, a polícia promove uma reflexão profunda sobre a eliminação da violência contra mulheres e meninas (Leonardo Queiroz)

“Você Não Está Sozinha” é um projeto da Policia Militar de Minas Gerais (PM) dedicado a fortalecer a prevenção e o combate à violência doméstica por meio de atividades educativas e preventivas. No projeto, há uma exposição de quadros do artista plástico Cleiton Cruz que estão expostos na 50ª Expomontes no estande da PM, que visam sensibilizar e conscientizar a população e integrar às ações da Patrulha de Prevenção à Violência Doméstica (PPVD).

O sargento Alex Fonseca Mourão, do 10º Batalhão de Polícia Militar, conta que a PM já realiza um trabalho significativo por meio da PPVD, que consiste em visitas preventivas a vítimas e autores de violência doméstica, além de uma atuação em rede com outros órgãos. Com a campanha “Você Não Está Sozinha”, a PM busca, através da arte, promover uma reflexão profunda sobre a eliminação da violência contra mulheres e meninas, uma questão alarmantemente recorrente em nossa cidade e no mundo. 

“A exposição de pinturas do artista Cleiton Cruz, parte central desta campanha, utiliza o poder transformador da arte para sensibilizar e conscientizar a sociedade. A arte, com sua capacidade única de evocar emoções e provocar diálogos, torna-se uma ferramenta poderosa na luta contra a violência de gênero, inspirando mudanças e oferecendo esperança às vítimas. Ao unir esforços de prevenção com a força expressiva da arte, a campanha se destaca como uma iniciativa inovadora e impactante na busca por uma sociedade mais justa e segura para todas as mulheres e meninas” conta o sargento. 

“Além disso, estamos colhendo assinaturas para um abaixo-assinado que visa a instalação de uma vara criminal especializada em violência doméstica e familiar contra a mulher em Montes Claros. Esta iniciativa trará um olhar de gênero aos casos de violência, garantindo uma abordagem mais sensível e eficaz na proteção e justiça para as vítimas”, completa o sargento.

A patrulha de prevenção colabora ativamente com a rede de apoio e os moradores locais para desenvolver e implementar estratégias proativas e criativas que melhor atendam às necessidades da comunidade. 
 
ARTE
Cleiton Cruz, artista plástico e Guarda Municipal da cidade de Montes Claros, tem se destacado por sua grande contribuição e inovação ao utilizar a arte como uma ferramenta de reflexão e conscientização sobre a violência contra as mulheres. Suas obras, cheias de sensibilidade e profundidade, não apenas retratam a dor e a luta das vítimas, mas também servem como um poderoso meio de educação e cura. Cleiton acredita no poder transformador da arte para promover mudanças sociais, desejando que seu trabalho inspire um olhar mais atento e compassivo sobre a questão, ajudando a construir uma sociedade mais justa e solidária.

A exposição pode ser visitada até o próximo domingo (7) no Parque de Exposições João Alencar de Athayde, localizado na praça Lindolfo Laughton, número 1373, bairro Alto São João.

Compartilhar
Logotipo O NorteLogotipo O Norte
E-MAIL:jornalismo@onorte.net
ENDEREÇO:Rua Justino CâmaraCentro - Montes Claros - MGCEP: 39400-010
O Norte© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por