Policias militares estarão presentes em diversos pontos da cidade, juntamente com os bloquinhos (LARISSA DURÃES)
Visando garantir mais segurança para os foliões que pretendem aproveitar o carnaval em Montes Claros, a Polícia Militar do 50º Batalhão anunciou um reforço de 200 policiais; além de outras medidas para garantir um ambiente tranquilo e de acessibilidade para todos durante os blocos carnavalescos. Quanto à venda de álcool, a polícia estará atenta para evitar a venda a menores de idade, conforme estipulado pelo Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA).
O major Antônio Alkimim orienta os participantes a tomarem certas precauções — “Primeiramente, a gente pede ao público que dificulte a vida do infrator. E facilite para a polícia. A forma de fazer isso é segurar bem os seus pertences, manter ocultos no corpo, colocar as bolsas na frente do corpo, evitar o furto de celular e de carteira. Pedi às pessoas que respeitem as autoridades presentes, procure se divertir sem abusar de bebidas alcoólicas e não fazer uso de drogas ilícitas. E que possa vir com espírito de diversão para que o carnaval possa ser de todos, inclusive das famílias com crianças pequenas”, declara.
Além da presença policial, outros órgãos de defesa social, como o Corpo de Bombeiros, a Guarda Municipal e o Ministério Público, também estarão envolvidos para garantir a segurança durante os eventos.“Serão na cidade 21 blocos, o que indica que o carnaval de Montes Claros está crescendo com segurança”, analisa Alckmin.
O tema do consentimento também é abordado, com a presença policial para orientar sobre assédio e violência, por meio da campanha “Não é Não”. “Então, a pessoa que se sinta agredida, que se sinta constrangida, que se sinta de alguma forma assediada, ela procure o policial militar que estiver de serviço no momento. Teremos inclusive patrulha de prevenção a violência doméstica a disposição todos os dias de carnaval”, completa o major.
Em caso de emergência médica, o capitão Lauro Fonseca do 7º Batalhão de Bombeiros Militares (7ºBBM) destaca a disponibilidade de acionamento através do 193. “Estaremos onde ocorrerão os blocos carnavalescos. Entretanto, é bom avisar que não há viaturas disponíveis para todos. Então, é bom ligar para o 193”, avisa.
A mensagem final do capitão é de curtir o Carnaval com moderação e responsabilidade, com a garantia de apoio da corporação em caso de necessidade. “A corporação sempre orienta para que os foliões curtam com cuidado, tenha moderação no consumo de bebidas alcoólicas e evitem situações inseguras, mas em caso de necessidade a corporação estará sempre disponível para atendimento”, declara.