Valéria Borborema
Colaboração para O NORTE
Na noite da última quinta-feira, 21 de agosto, a Catedral Metropolitana Nossa Senhora Aparecida celebrou o Dia do Papa São Pio X, autor da bula “Postulat sane” que, em 1910, oficializou a criação da Diocese de Montes Claros e, por isso mesmo, eleito seu padroeiro secundário. Uma imagem do santo pode ser apreciada no altar principal, à direita, no majestoso templo, centro da cidade. Durante a Missa em Ação de Graças, às 18h30, o pároco, padre Dorival Souza Barreto Júnior, conduziu a homilia em torno do lema “Restaurar todas as coisas em Cristo”, que norteou o pontificado de Pio X. Participaram do ato litúrgico cerca de 200 pessoas.
O sacerdote lembrou que os ensinamentos de São Pio X orientam os fiéis a viverem conforme a “palavra de Deus”. Ele exemplificou com as duas leituras e o salmo inseridos na liturgia daquela data, que destacam especialmente a promessa de restauração para o homem decidido a seguir os desígnios divinos. Ezequiel enfatiza a importância da mudança interior quando confirma a disposição do Criador em substituir “o coração de pedra” pelo “coração de carne”. Desde que o ser humano mostre-se apto a disseminar a verdade celeste “onde quer que esteja” e com a própria existência. Mas isso só é possível no momento em que cada um tomar consciência de que o caminho da felicidade coincide necessariamente com a aceitação dos planos que Deus tem para sua vida. “Quantas vezes as coisas não dão certo para nós, porque insistimos em fazer a nossa e não a vontade de Deus”, comentou o padre Dorival Barreto ao sublinhar a beleza da dependência entre a criatura e o Criador.
VIDA
Pio X nasceu em Riese, Venetia, região da Itália à época pertencente ao império austríaco. Ordenado padre em 1858, assumiu a Paróquia de Venetia, até que foi nomeado Bispo de Mântua pelo Papa Leão XIII, 26 anos depois. Cardeal e patriarca de Veneza (1893), foi eleito papa em 1903, tendo centrado atenção nos problemas apostólicos em defesa do catolicismo romano. Incentivou a administração do sacramento da Eucaristia e reformou a liturgia e a música sacra. Tornou-se um dos precursores da Ação Católica, organização de jovens trabalhadores católicos voltada para a participação dos leigos no apostolado da hierarquia eclesiástica. São Pio X morreu em 20 de agosto de 1914. Alcançou a honra dos altares em 1954.