Samuel Nunes
Repórter
Os cidadãos Geraldo Pereira de Jesus, Ilda Barbosa e Alfredo Neto, estiveram na redação de O NORTE na manhã de ontem, 27, e demonstrando indignação reclamam da demora para marcação de exames pela secretaria municipal de Saúde.
(foto: SAMUEL NUNES)
Geraldo Pereira de Jesus, Ilda Barbosa e Alfredo Neto,
na redação de O NORTE
- Estou com problema de bloqueio no coração, o PSF do Bairro Santa Lúcia II marcou um exame de esteira ergométrica pelo SUS, fui consultado em janeiro e o exame foi marcado para ontem, na Santa Casa. Cheguei às 6 horas da manhã para a realização do exame, mas não consegui fazer.
A justificativa que deram é que a máquina de realizar o exame está quebrada e teria que voltar novamente à secretaria de Saúde e remarcar o exame. Aí é brincadeira, tenho pressão alta, diabetes e não posso esperar mais - diz Ilda Barbosa.
DOIS MESES
Alfredo Neto também passou pela mesma situação. Afirma ter problemas no coração, sendo ainda diabético. Revela que há 15 dias o posto de saúde do Bairro Major Prates fez pedido de exame de esteira ergométrica junto à policlínica Ariosto Machado, entretanto, até hoje não conseguiu nada, muito menos na Santa Casa.
- O pessoal me mandou para a Santa Casa, disseram que a máquina está quebrada, e pediram para eu voltar novamente à secretaria de Saúde e remarcar o pedido de exame. Agora eu pergunto: a minha saúde pode esperar por esse vai e vem? Cadê o compromisso com a saúde? Faltam medicamentos e médicos em postos de saúde, fazer exame está difícil, a quem a população irá recorrer? - indaga Alfredo.
CAMPOS ELÍSIO
O morador da localidade de Campos Elísio, Geraldo Pereira de Jesus, enfrenta situação semelhante, e para complicar ainda mais tem perdido a viagem, deslocando-se para a cidade e não conseguindo fazer o exame.
- O meu teste ergométrico foi marcado para o dia 02 de maio, e até hoje eu não consegui fazer. A saúde não pode esperar. Falam que a máquina está quebrada - diz.
Geraldo Pereira de Jesus conta que desde o mês de junho o seu médico o encaminhou para realizar exame de próstata, o que não foi feito até hoje.
- Queremos uma solução para esses problemas, pois a nossa saúde não pode esperar - conclui Geraldo.
O OUTRO LADO
Segundo a Assessoria de comunicação da Santa Casa, não tem profissional qualificado para fazer o teste ergométrico, a máquina também não estaria quebrada. E que a diretoria já está à procura desse profissional para atender a demanda.
A reportagem ouviu também o secretário de Saúde José Geraldo de Freitas Drumond. Este revelou a cidade, de 360 mil habitantes, praticamente atende toda uma região e mais o Sul da Bahia, em determinado tipo de exames, como os de alta complexidade a demanda, o que complica a situação.
REMÉDIOS
Informado pela reportagem da falta profissional para fazer o teste ergométrico, José Geraldo diz que a sua pasta não recebeu nenhuma informação oriunda do hospital, que está credenciado a realizar esse tipo de exame. E que o fato de os pacientes terem que remarcar os exames e entrar novamente na fila é um procedimento normal.
- Entretanto, quero resolver pessoalmente este problema. Essas pessoas podem me procurar com a documentação em mãos, na própria secretaria, e vamos, se necessário, instaurar uma sindicância - salienta.
Sobre a falta de médicos, ele afirma que será montado um esquema de plantão em locais onde está faltando esse profissional, Quanto aos medicamentos, o secretário frisa que o processo de licitação tem que ser seguido na sua forma legal e que, com a chegada da última remessa de medicamentos, na próxima semana não vai faltar mais remédios e nem material nos postos de saúde.